Descubra quais são as diferenças entre mentoring e coaching. Aproveite os benefícios dessas poderosas ferramentas de desenvolvimento profissional.

Conheça o significado de mentoring e como ele se diferencia do coaching

Em posts anteriores falamos sobre o real significado do coaching, agora gostaríamos de saber se você sabe dizer o que é mentoring? Qual a sua importância e como ele se diferencia do coaching? Ambas as ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional apresentam benefícios comprovados para os clientes. Mas, é preciso compreender as diferenças para escolher o método ideal conforme cada objetivo.

Antes de mais nada, vale destacar que o mentoring é muito utilizado no ambiente corporativo e tem ajudado inúmeros profissionais que estão no início da carreira ou até mesmo assumindo novo cargo. Ou seja, se você está enfrentando obstáculos profissionais ou está em busca de novas oportunidades, existem profissionais capacitados para te ajudar a dar o próximo passo.

Aproveite os benefícios do mentoring e do coaching. Continue a leitura para saber mais.

O que é mentoring?

O mentoring é um instrumento de aperfeiçoamento profissional e pessoal, desenvolvido a partir de orientações direcionadas de um tutor que possui vasta experiência em um determinado segmento. Tal ferramenta estimula uma compreensão mais madura de contextos específicos, favorecendo o desenvolvimento de novos comportamentos.

Considerando que é um processo no qual uma pessoa mais experiente aconselha outra, é comum encontrarmos situações pessoais ou acadêmicas onde há o uso de um mentor. Por exemplo, os estudantes universitários contam com o apoio do tutor para defender suas teses.

Contudo, vale ressaltar que a ferramenta é cada vez mais utilizada no mundo corporativo. O departamento de RH está cada vez mais preocupado com o capital intelectual dos negócios, por isso, estão optando pelo mentoring. Em alguns casos, a mentoria é usada para absorver o conhecimento dos colaboradores que estão prestes a serem desligados.

Como um mentor pode te ajudar?

Independentemente de ser um processo pessoal ou profissional, não há dúvidas sobre os benefícios de poder contar com um mentor. Ao receber orientações direcionadas, nos sentimos confiantes para lidar com determinados desafios.

Dentre as funções dos mentores, podemos citar como exemplo: orientação, proteção, escuta e aconselhamento. É comum muitos executivos e empreendedores contarem com o apoio de um tutor para reestruturar carreira, abrir um novo negócio, assumir um novo projeto ou se preparar para um cargo de liderança.

E você, como poderia se beneficiar com a ajuda de um mentor? Pense nas dificuldades profissionais que estão te impedindo de evoluir e busque por um profissional que tenha experiência no assunto. Com certeza você sentirá os resultados dessa parceria.

Quais as diferenças entre mentoring e coaching?

Vale destacar que, diferente do que muitos pensam, o mentoring e o coaching possuem diferenças. É recomendado compreender quais são elas para avaliar qual é a ferramenta ideal para a sua necessidade.

A princípio, a diferença central está no fato do coaching não trabalhar com aconselhamentos ou orientação diretiva. Pelo contrário, o coach utiliza métodos que levam o cliente a refletir sobre os contextos e as possíveis soluções. A vantagem é que você aprende a identificar os potenciais internos e mudar padrões mentais.

Ou seja, o coach utiliza a escuta ativa e a formulação de perguntas estratégicas para te orientar, indiretamente, através de um processo de autoconhecimento que gera resultados concretos. Por outro lado, a mentoria apresenta conselhos diretivos, focados no problema atual.

Vale a pena avaliar se os conselhos baseados na experiência de vida de outra pessoa serão suficientes para suprir a sua necessidade. Muitas vezes acaba sendo mais interessante aprofundar o conhecimento interno para desenvolver competências que também ajudarão em futuras situações.

Encontre a melhor versão de si mesmo para atingir os seus objetivos de vida. Ligue para a Valiance Coaching e encontre a solução para superar obstáculos.