Por que alguns atletas conseguem aproveitamentos mais rentáveis em certas competições quando comparado com outros que possuem a mesma capacidade física e técnica? A resposta pode ser: inteligência emocional. Saiba como ela ajuda na formação de um atleta acima da média.

Conheça 3 dicas infalíveis para se tornar um atleta acima da média

No livro, “Trabalhando com a inteligência emocional”, Daniel Goleman mostra que no mundo em que vivemos o QI já não é o fator indicativo do sucesso. E isso não serve apenas no mundo corporativo, como também nas outras esferas da vida, inclusive no esporte.

É natural que o sucesso ou até mesmo a perspectiva sobre o futuro de alguém sejam mensurados pelas suas habilidades técnicas. Entretanto, as pesquisas apresentadas pelo autor revelam o contrário. A maioria dos indivíduos que mantiveram um alto desempenho, alcançando grandes oportunidades tinham algo além das competências: inteligência emocional.

E qual o sentido de tudo isso? O que a inteligência emocional tem de tão importante? Você já parou para pensar quantas pessoas qualificadas “perdem a linha” em momentos de pressão? E o resultado? Acabam perdendo grandes oportunidades ou não performam tão bem em momentos decisivos.

Para exemplificar o contexto, vamos pensar na copa do mundo. Não é difícil vermos jogadores vencedores de prêmios e títulos apresentarem baixos desempenhos em jogos decisivos. Na copa da Rússia, vimos Messi e Cristiano Ronaldo perderem pênaltis por suas equipes.

É natural que a pressão da torcida, do clube, do técnico, bem como a própria cobrança do atleta interfira negativamente em seu potencial. Por isso, tornou-se fundamental o aperfeiçoamento da inteligência emocional.

É através dela que o atleta pode se conhecer, entender como reage a certas situações além de aprender ferramentas para controlar impulsos. Manter a calma, a confiança e o foco nos objetivos é um segredo que ajuda muitos atletas a não perderem a concentração no momento das competições.

Se você possui as técnicas necessárias para ser um bom atleta, não deixe de treinar também a sua inteligência emocional. Saiba por que a inteligência emocional é essencial na vida de um atleta profissional e comece a mudar hábitos ou padrões que estão te limitando.

Continue lendo esse post e descubra 3 dicas infalíveis para ser um atleta acima da média.

Inteligência emocional: a base do sucesso

Antes de começarmos com as dicas que separamos para você, entenda qual o significado de inteligência emocional, segundo Daniel Goleman:

“Refere-se à capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos.”

Nesse sentido, o autor apresenta a importância de treinar algumas competências emocionais e sociais que são consideradas cruciais. Abaixo listamos 3 que te ajudarão a melhorar seu desempenho no esporte.

  1. Motivação

Todo atleta precisa entender qual o seu propósito naquilo que faz. Nesse sentido, algumas perguntas reflexivas podem ajudar: O que eu quero? O que me impulsiona? Onde está a força que me move?

O autoconhecimento é o primeiro passo. Sem ele, os obstáculos e frustrações poderão ser maior que a força de vencer. Quando o atleta entende suas preferências, torna-se possível manter ela no foco, servindo como força impulsionadora.

Lembre-se que a persistência, a perseverança, o otimismo e a dedicação levam a conquista de metas. A vontade de realizar deve ser um diferencial, não apenas nas competições, mas também nos objetivos da vida.

  1. Autopercepção

Para melhorar seu desempenho, você deve utilizar a autopercepção a seu favor. Ou seja, deve procurar entender quais as emoções que sente em determinados momentos. Por exemplo, quais os sentimentos que ficam mais evidentes em períodos de treinos intensos e elevada cobrança externa? Como você lida com essa situação?

Quando tomamos consciência das próprias emoções, adquirimos a possibilidade de realizar autoavaliações que nos fornecem insumos suficientes para trabalhar pontos fracos. Já pensou como sua performance pode melhorar quando você começar a eliminar as barreiras emocionais que te atrapalham?

Por fim, ainda envolvendo a autopercepção, o atleta acima da média apresenta elevada autoconfiança. Se você não confia em seu potencial, capacidade e valor, quem confiará? Acreditar que é possível vencer, superar os limites e conquistar as metas faz toda a diferença na rotina de um grande atleta.

  1. Auto-regulação

Como seria se durante as olimpíadas um atleta de natação ficasse extremamente ansioso, perdendo o controle segundos antes de finalizar a prova? Em uma modalidade esportiva onde milésimos de segundo são capazes de desclassificar um nadador, esse não seria um cenário ideal.

Por isso, nossa terceira dica é sobre auto regulação. Segundo Daniel Goleman, essa competência refere-se a “Lidar com os próprios estados interiores, impulsos e recursos”. Ao longo da vida, passaremos por inúmeras situações complexas que podem despertar em nós emoções perturbadoras.

Na vida esportiva, isso não é diferente. Qual atleta nunca teve que lidar com impulsos advindos do estresse, ansiedade, raiva, pânico, tensão ou até mesmo medo? Aprender a controlar as emoções, bem como suas reações, pode te aproximar das conquistas, te deixando um passo à frente dos atletas que só possuem habilidades técnicas e físicas.

Respirar fundo e finalizar com sabedoria o desafio com certeza te levará mais longe.

Se você quiser saber como trabalhar a inteligência emocional na prática, entre em contato com a Valiance Coaching. Estamos prontos para te ajudar.