Esse é um grande desafio dos gestores de RH. Em um mundo tecnológico, onde a informação está cada vez mais acessível, como capacitar uma liderança de sucesso? Quais treinamentos realmente fazem a diferença? Como fazer com que os ensinamentos sejam aplicados na rotina da empresa? Descubra essas e outras dúvidas.

Gestor de RH, descubra como capacitar sua equipe para uma liderança de sucesso

Nas últimas décadas houve o início de uma corrida desenfreada por treinamentos, cursos, capacitações e certificações. Com a globalização, a evolução da tecnologia e o consequente aumento da concorrência, os profissionais passaram a se preocupar mais com suas competências, o que tornou frequente a busca por atualizações e aperfeiçoamento.

Em contrapartida, as empresas também precisaram correr atrás de inovação, de novos modelos de fazer negócio, de gerir o capital humano, bem como de produzir bens e serviços. Para isso, ter colaboradores preparados para atuar no novo cenário organizacional é fundamental.

Diante disso, surgiu um novo desafio para o gestor de RH: como capacitar para uma liderança de sucesso? Conforme já falamos em posts anteriores, o líder tem papel crucial no desempenho de uma equipe. Ele é o responsável por inspirar os colaboradores rumo as metas da organização. Se ele não estiver capacitado e engajado, a chance de a equipe ficar desmotivada é grande.

A liderança capacitada, coloca o ser humano no foco do negócio, estimula a inovação e apoia o desenvolvimento individual. Mas, qual a melhor maneira de fazer isso? Será que todas os treinamentos disponíveis trazem os resultados esperados? Descubra essas e outras questões nesse post.

A verdade que não é dita

O que poucos dizem é que essa onda de treinamentos nem sempre traz resultados para as empresas. Quantas vezes você fez um curso e deixou de aplicar grande parte do que aprendeu no dia a dia? Ou já viu um funcionário que tempos depois de realizar um treinamento voltou a apresentar o mesmo comportamento que antes?

A mente humana funciona através de hábitos. Com a repetição de determinadas ações, criamos padrões de pensamento e comportamento que nos acompanham no dia a dia. Por isso, para que um treinamento tenha efeito duradouro, os novos padrões precisam fazer parte da rotina do colaborador, transformando-se em hábitos. Além disso, existem outros fatores relacionados a cultura organizacional da empresa que podem impactar nos resultados das capacitações.

Tais fatores foram abordados pela Harvard Business Review Brasil, em seu artigo “Por que programas de treinamento não funcionam – e o que fazer”. Nele, são encontrados dados curiosos sobre os elevados investimentos que as organizações realizam sem obter retornos significativos.

Depois de realizar inúmeras pesquisas, foi identificado que o motivo dessa ausência de mudança era justamente a cultura organizacional. Geralmente os gestores de altos cargos possuem muitos anos de casa e estão acostumados com um determinado padrão, sendo, muitas vezes, inflexíveis a mudanças.

Nesses contextos, os treinamentos aplicados em seus colaboradores, dificilmente transformaram seus comportamentos. É preciso que haja um movimento de cima para baixo em relação as mudanças. As equipes do topo precisam alinhar valores, propósitos e ter um mindset aberto para novos modelos de liderança, produção ou qualquer item possível de atualização.

Também é necessário que seja estimulada uma comunicação aberta e transparente, onde os colaboradores tenham a chance de dar sugestões, críticas ou apontar melhorias aos seus superiores. Caso contrário, o mesmo pode se sentir em situação constrangedora, optando por permanecer na zona de conforto e seguir os padrões já estabelecidos.

Comece pela liderança

Conforme apontado pelo artigo da Harvard Business Review Brasil, o segredo é começar pela liderança. Como eles são exemplos da cultura organizacional estabelecida e os colaboradores entendem suas atitudes e padrões comportamentais como modelos a serem seguidos, é crucial que eles estejam alinhados com a estratégia desejada.

Para isso, o RH precisa agir de forma ativa, identificando as estratégias da organização, os gaps da liderança e dos colaboradores, bem como entender quais os novos padrões que são necessários para atingir a meta estabelecida. A partir disso, ele atuará ativamente com os executivos do topo para depois descer gradativamente até chegar na base.

Mas, como estimular a mudança nos profissionais que possuem mais tempo de casa?  Escolha treinamentos capazes de transformar hábitos, padrões de pensamento e crenças. O coaching costuma ajudar nessa etapa inicial, uma vez que permite reflexões e estimula o coachee a agir de forma diferente. Através dele, será possível implementar novos hábitos saudáveis dentro da empresa.

Com uma liderança de sucesso envolvida no processo, torna-se possível trabalhar com funcionários da base. Nesse caso, os treinamentos podem ser de competências ou de comportamentos, dependendo do grau de maturidade de cada um.

Com um comprometimento de todos os níveis, o RH pode iniciar um processo de mensuração dos resultados. As métricas possibilitarão o acompanhamento dos comportamentos, indicando se os treinamentos estão trazendo retornos ou se ainda é necessário ajustes na cultura organizacional.

Para saber mais, leia também: Dicas infalíveis de alta performance.

Coaching para uma liderança de sucesso

Gestores de RH, descubram mais sobre como o coaching pode capacitar a liderança para o sucesso. Entre em contato com a Valiance Coaching, estamos prontos para implementar uma cultura organizacional mais produtiva e eficaz.