Você é pai? Se a resposta for sim, é provável que você tenha planos para o seu filho. Uma excelente saúde, muita felicidade, grandes amizades, uma formação de qualidade e uma profissão de sucesso devem estar na sua lista, certo? Entenda melhor a importância dos pais na formação dos filhos.

Entenda a importância dos pais nas decisões dos filhos e saiba como ajudá-los, da maneira correta, nos momentos de grandes escolhas

Quando um filho nasce, os pais se sentem inteiramente responsáveis pelo cuidado e educação do mesmo. Nesse contexto, é genuíno o fato dos pais idealizarem inúmeras coisas para o futuro da criança amada.

Entretanto, é importante os pais entenderem que os filhos possuem suas próprias aptidões. Os talentos individuais precisam ser respeitados, possibilitando que o ser humano utilize o máximo possível de seu potencial.

Atualmente a discussão sobre o assunto tem aumentado e muitos profissionais estão auxiliando as famílias nesse momento de decisão. Com o objetivo de tornar esse momento de decisão mais equilibrado e assertivo por parte do jovem, os pais possuem papel fundamental no processo e precisam estar prontos para participar.

Para te ajudar a entender a importância dos pais na formação dos filhos, escrevemos esse post. Continue lendo e descubra como incentivar seu filho para uma carreira de sucesso. Para saber ainda mais, confira também Estudantes: Coaching para uma carreira de sucesso.

A influência dos pais

Desde o nascimento, nossos valores, crenças e comportamentos são formados com base nos exemplos que temos. As pessoas do nosso ciclo de convivência influenciam diretamente na construção do nosso ser interior. Por isso dizemos sobra a importância dos pais, pois eles fazem parte de todas as fases da vida do filho.

E não é só isso, os filhos costumam ver os pais como exemplos na vida. Com frequência, acabam seguindo suas decisões, assim como comportamentos. Na vida profissional, isso também acontece, principalmente se os pais possuem uma trajetória de sucesso.

Muitos jovens acabam tendo a convivência, direta ou indireta, com a carreira dos pais. Acompanham os ganhos e as perdas. A trajetória de sucesso ou de dificuldades. Com o passar dos anos, o jovem pode sentir afinidade pelo oficio e desenvolver um interesse genuíno.

Porém, em outros casos o seu filho pode se sentir “pressionado” para seguir a sua trajetória de sucesso. Nesse momento, é importante que você, pai, seja um consultor. Fale sobre os prós e contras da profissão, as dificuldades, os anos de dedicação, os seus interesses e, se possível, facilite o contato dele com outros profissionais do ramo, para que a visão possa ser ampliada.

Expectativas x Realidade

Como foi a decisão sobre a sua carreira profissional? Houve apoio dos seus pais? Eles debateram o assunto com você, estimulando uma reflexão saudável sobre o mercado de trabalho e as profissões? Ou houve uma cobrança para que você desse continuidade aos negócios da família?

É comum que os pais queiram que os filhos sigam seus passos profissionais, assumindo a carteira de clientes, os negócios e investimentos. Porém, o interesse precisa partir integralmente do jovem. Caso contrário, há chance dele se tornar um profissional infeliz e sem perspectivas a longo prazo.

Além disso, o mercado passou por constantes mudanças, favorecendo o surgimento de novas profissões e modelos de trabalho. Antigamente, as opções eram mais restritas, o que levava os jovens a seguirem a trajetória dos pais, principalmente se eram exemplos de sucesso.

Portanto, os pais e filhos precisam compreender as possibilidades do mercado, assim como as perspectivas do futuro. Além disso, é crucial ter conhecimento a respeito dos interesses do jovem: Quais as aptidões? Os pontos fortes e fracos? Qual a expectativa para o projeto de vida? O que está disposto a fazer?

Em muitos casos é recomendado que a família busque por profissionais preparados para auxiliar na escolha. Muitas ferramentas estão disponíveis para auxiliar o jovem nesse processo de autoconhecimento, como, por exemplo, o teste vocacional.

Um profissional que pode nortear o processo é o coach. Ele auxilia os pais a entenderem qual o papel que precisam desempenhar e os limites a serem respeitados. Além disso, as sessões de coaching possibilitam que o jovem aprenda mais sobre si mesmo e trace um plano para sua vida profissional.

Ao compreender quem é, o que quer e como fazer, o jovem fica um passo a frente para decidir sobre sua vida profissional. Dessa forma, acaba potencializando as chances de se tornar um profissional realizado e de sucesso.

Lembre-se sempre sobre a importância dos pais na formação acadêmica e profissional dos filhos.

E para saber mais sobre como auxiliar o seu filho, entre em contato com a Valiance Coaching. Temos experiência e as ferramentas certas para levar seu filho mais longe.