Escolher uma profissão é um dos maiores desafios dos estudantes. Saiba como o coaching pode te beneficiar nesse processo. Escolha um caminho de sucesso.

Antes de escolher uma profissão é preciso se conhecer. Saiba por onde começar e decida de maneira inteligente

O fim do ano se aproxima, trazendo um dos momentos mais decisivos da vida dos estudantes: o vestibular e a escolha profissional. Mas, não há motivos para se desesperar, você – ou o seu filho – ainda possui tempo para se preparar da melhor maneira. O segredo é investir no autoconhecimento.

Definir o seu futuro profissional levando em conta apenas tendências, opiniões externas ou idealizações, não é o caminho mais seguro. Recomenda-se primeiro entender qual é a sua identidade, os seus potenciais internos, bem como o estilo de vida que gostaria de levar.

Por exemplo, imagine que você queira dedicar os finais de semana para aperfeiçoar alguma habilidade, investir em alguns hobbies ou simplesmente viajar para aproveitar familiares que moram longe. Dependendo da profissão que escolher, isso não será possível. Algumas carreiras exigem horários de trabalhos diferenciados, incluindo finais de semana e feriados.

Ao mesmo tempo em que o estudante precisa pesquisar sobre o mercado, cursos, grade curricular e oportunidades, ele precisa conhecer a si mesmo. Assumir a gestão da própria carreira desde o início, significa entender o próprio perfil e qual o caminho ideal a ser seguido.

Continue a leitura e saiba o que fazer antes de escolher uma profissão de sucesso. Vá mais longe e leia também: a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade.

A relação entre identidade e escolha profissional

A verdade é que a escolha profissional está diretamente relacionada com a sua personalidade. Anular os seus interesses pode trazer algumas consequências no futuro, como, por exemplo, frustrações ou desequilíbrio entre seus objetivos de vida.

Ser coerente e estratégico ao iniciar uma carreira é um diferencial diante das inúmeras opções do mercado. Além disso, investir em uma carreira que esteja relacionada aos seus propósitos, aumenta as probabilidades de sucesso.

Ao seguir esse caminho, você se sentirá mais engajado e/ou empenhado na sua evolução profissional. Já imaginou como pode ser satisfatório trabalhar diariamente com algo que você realmente se identifique?

Valorize os seus potenciais

Primeiramente, você precisa conhecer quais são os seus potenciais. Ao longo da vida, algumas exposições à determinadas situações acabam criando, inconscientemente, crenças limitantes que te impedem de explorar o máximo da sua capacidade.

Por isso, nem sempre há clareza das coisas que podem ser alcançadas. Logo, o primeiro passo está em entender quem é você. Liste quais são os seus pontos fortes, os seus potenciais e as atividades que te trazem satisfação.

Entenda os seus pontos fracos

Vale a pena reconhecer quais são os seus pontos fracos, as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Isso pode te preparar para enfrentar os obstáculos que toda profissão apresenta.

Além disso, você pode descobrir que não possui alguma competência necessária para a carreira que pretende seguir. Ao identificar esse gap torna-se possível agir com planejamento. Muitos profissionais só descobrem que precisam aperfeiçoar certas habilidades quando já estão rodeados de problemas.

O coaching pode expandir seus horizontes

O coaching é uma ferramenta capaz de trazer muitos benefícios para os estudantes que estão na fase da escolha profissional. Você já imaginou quanto tempo poderia ganhar em sua vida, escolhendo uma profissão que alcance suas expectativas?

Quando você inicia a carreira sabendo como explorar os seus potenciais, as chances de se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso em suas atividades é grande.

O contrário também é verdadeiro. Muitos estudantes que escolhem um caminho sem se conhecer ou pesquisar sobre a dinâmica da profissão, acabam desistindo dos cursos nos primeiros anos ou apresentam ao longo dos anos, baixos rendimentos em seus trabalhos.

O coaching é recomendado para todos que querem se conhecer, realizar planejamentos, estabelecer metas e maximizar potenciais em busca de resultados concretos.

A Valiance Coaching possui o profissional certo para te ajudar a escolher uma carreira de sucesso. Ligue já e saiba como tornar esse processo mais tranquilo e assertivo.

E para receber mais dicas sobre escolhas profissionais, carreira e autoconhecimento, acompanhe nosso blog. Curta nossas páginas nas mídias sociais e vá mais longe!