O vestibular 2018 está cada vez mais próximo. Você já está preparado para as provas? Sabe o que fazer para manter o foco? Descubra dicas infalíveis que te ajudarão na reta final.

Conheça dicas infalíveis para se organizar na reta final para o vestibular 2018

O vestibular costuma ser um grande desafio para muitos estudantes. Além da pressão decorrente das expectativas e planos para o futuro, a carga horária destinada ao estudo preparatório pode ser exaustiva. Diante do volume de conteúdo e da complexidade de algumas provas é importante que você tenha metas, planejamento e controle.

Enquanto alguns estudantes ficam mais estressados e acabam se desorganizando com as matérias e os prazos, outros conseguem manter um planejamento eficaz até o dia das provas. Porém, acabam se deixando levar pelo medo e a ansiedade, conquistando resultados mais baixos do que o esperado.

Para que você possa se destacar no vestibular 2018 confira as 5 dicas infalíveis que preparamos para o seu sucesso.

Para saber mais, leia também: Coaching para uma carreira de sucesso

1 Estabeleça metas

O primeiro passo é criar metas. Nesse sentido, você precisa definir quais os resultados que quer alcançar em um determinado período de tempo. Dentre as metas, a mais importante é o curso que pretende realizar, bem como a instituição.

Feito isso, você poderá buscar mais informações sobre prazos, inscrição, valores e conteúdos relacionados aquela avaliação em específico. A partir desses dados, torna-se possível definir novas metas, por exemplo, quais conteúdos serão estudados até certo dia. Através dessas ações um caminho é criado e as chances de sucesso aumentam.

2 Mantenha o foco e a organização

Após ter definido as metas a serem atingidas no vestibular, você precisa se organizar e criar um plano de ação. Nesse caso, o ideal é construir um plano de estudos, estabelecendo um cronograma para ser seguido com engajamento.

Ao pensar nos prazos e matérias, lembre-se das metas. O segredo para o sucesso é deixar o plano de ação consistente com os resultados a serem perseguidos. Outra dica é estabelecer datas e atividades possíveis de serem realizadas.

Você precisa respeitar o seu limite, dividir o tempo de forma estratégica e deixar pausas estabelecidas para poder curtir os familiares e amigos. Os momentos de descanso te darão mais energia para continuar absorvendo os conteúdos com qualidade.

3 Dedique-se

Sem dedicação dificilmente conseguimos atingir resultados novos. Por isso, dedique-se ao máximo para conseguir concretizar os seus objetivos. Provavelmente, em algum momento você cairá na tentação de procrastinar os estudos, mas lembre-se: uma hora a atividade precisará ser feita.

Qual a chance de absorver as matérias com qualidade se isso for feito com urgência nas semanas que antecedem as provas? É preferível utilizar todo o tempo disponível para garantir que os estudos ocorrerão de maneira tranquila. Além de favorecer o equilíbrio emocional, isso ajuda a compreender melhor assuntos complexos.

Outra vantagem de respeitar o planejamento é que você conseguirá ter tempo para descansar e se divertir. Vale a reflexão: quanto você conseguiria aprender diariamente se tivesse uma rotina equilibrada?

4 Desenvolva o equilíbrio emocional e a autoconfiança

Todo desafio ou situação de adversidade requer autoconfiança e equilíbrio emocional. Já pensou como seria se você chegasse para realizar o vestibular e deixasse o medo ou a ansiedade te dominar? Quais as chances de você ter um branco para responder as questões? Ou não utilizar todo o seu potencial para escrever a redação?

Aprender a manter a calma, acreditar em si e dominar as emoções é uma das dicas essenciais para os estudantes. Isso pode ser realizado com ajuda de profissionais especializados na mudança comportamental ou padrão mental.

O coaching para estudantes é uma das ferramentas que são utilizadas nessa fase da vida. Outra vantagem da metodologia é o autoconhecimento, portanto, você conseguirá identificar os seus limitantes e potenciais.

Como seria conhecer todos os seus pontos fracos e trabalhar para que eles não te atrapalhem no momento do vestibular? Com certeza os seus resultados seriam ainda melhores.

5 Conte com ajuda de profissionais

Por fim, vale a pena contar com a ajuda de profissionais para aumentar suas competências. Além do coach, os estudantes podem buscar apoio de seus professores ou de tutores voltados para um reforço extra. Tirar todas as dúvidas, trabalhar as matérias mais complexas e repetir testes são formas de se preparar para a avaliação decisiva.

Para saber mais sobre como o coaching pode te ajudar na etapa preparatória para o vestibular 2018, entre em contato com a Valiance Coaching. Temos o profissional certo para te ajudar. E para saber mais sobre carreiras de sucesso ou desenvolvimento pessoal, acompanhe o nosso blog e curta nossa página no Instagram.