Como está a sua rede de contatos? Você dedica tempo suficiente para fazer networking de forma assertiva? Mesmo sabendo sobre a importância que os contatos possuem em nossa vida profissional, muitas vezes não dedicamos tempo ou atenção para cuidar do nosso networking.

Pensando nisso, a Valiance Coaching – empresa especializada em desenvolver profissionais e empresas – decidiu elencar 3 dicas infalíveis para quem quer potencializar o networking em 2019. Se você quer ficar mais perto de novas oportunidades, estreitar laços e conhecer novas pessoas, acompanhe-me na leitura.

A importância de fazer networking

O networking possui um papel importante no contexto profissional e pessoal. Uma vez que ninguém vive sozinho ou consegue realizar grandes feitos sozinhos, ter uma rede de contatos qualificada e ativa é crucial. É através desses contatos que muitas oportunidades serão consolidadas ou viabilizadas. Além disso, fazer networking pode expandir a nossa visão de mundo, nos mostrando caminhos extraordinários.

Mas, lembre-se, quando criamos uma rede precisamos estar dispostos a ajudar, doar e abrir portas. Para que os vínculos criados sejam positivos e proveitosos para ambos os lados, eles precisam possuir “mão dupla”. Não faça networking apenas para pedir algo ou quando estiver precisando de ajuda. Construa laços assertivos e disponibilize os seus conhecimentos.

“Para que o trabalho de networking valha a pena, é preciso dar tanto quanto recebe”

Diane Darling

3 dicas infalíveis para você turbinar a sua rede de contatos

1. Não tenha medo de iniciar conversas

Não é difícil encontrarmos pessoas que deixam a timidez e o medo falarem mais alto. Lembre-se que o medo nos faz criar pensamentos irreais sobre as situações. Por isso, quando for em algum evento que possibilite o networking com outros profissionais, respire fundo e mantenha a calma.

Lembre-se que todos estão no evento com objetivos semelhantes e que você também possui o seu valor. Uma dica para iniciar conversas é pensar previamente em 3 perguntas. Dessa forma, você já irá preparado para fazer novos contatos.

2. Avalie os seus contatos

Aquela famosa frase “quantidade não é qualidade” deve ser aplicada na sua rede de contatos. Não pense em fazer números, distribuir inúmeros cartões de visita ou ter centenas de seguidores nas mídias sociais. Faça contatos que realmente possam agregar algo na sua vida e nos seus objetivos.

A dica que damos é para você avaliar os seus contatos atuais. Questione-se: quais deles estariam realmente disponíveis para te ajudar? Quais deles poderiam acrescentar algo em sua jornada? Você estaria disposto a ajudar prontamente todos eles? Priorize os seus melhores contatos e tire um tempo para conseguir deixar essa rede ativa. Valorize os encontros presenciais, ligações ou mensagens com a frequência adequada.

“As pessoas crescem e mudam ao longo da vida. Convém revisar suas redes de contatos periodicamente para saber se existem nelas pessoas em condições de promover o sucesso mútuo.”

Diane Darling

3. Cuide da sua imagem pessoal

Outra dica infalível é cuidar da imagem pessoal. Em muitos eventos ou encontros profissionais você só terá uma chance para causar uma boa primeira impressão. Por isso, ficar atento aos detalhes é uma dica crucial para quem quer ter sucesso.

Cuide da sua aparência, escolha roupas adequadas para cada tipo de evento, mantenha o seu cartão de visita atualizado e monitore a sua postura ou reações. Algumas regras de etiqueta podem ajudar nesses momentos, vale a pena pesquisar sobre o assunto para estar preparado.

Em suma, fazer networking pode ser simples, basta você estar atento à essas dicas e praticar. Lembre-se que você pode começar puxando assunto com pessoas na padaria, no metrô, no prédio ou até mesmo com outros profissionais da empresa onde você trabalha. Quanto mais você praticar, menor será o medo de iniciar novas conversas.

Mas, se você quer desenvolver habilidades e romper as barreiras limitantes, como o medo, entre em contato com a Valiance Coaching. Com as nossas sessões de coaching você conseguirá identificar os seus pontos fortes, minimizar as crenças limitantes, traçar objetivos profissionais, valorizar os seus potenciais e encontrar a melhor versão de si mesmo.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Descubra como ter inteligência emocional no mundo corporativo

Planejamento pessoal: já estabeleceu as suas metas para 2019?

 

Como a Valiance Coaching pode te levar mais longe?