Em post anterior falamos sobre autoconhecimento: o segredo para conquistar novas oportunidades. Hoje, trazemos a importância do autoconhecimento profissional e temos algumas perguntas para te fazer: Você está feliz com a sua situação profissional atual? Está fazendo aquilo que te traz satisfação? Ao descobrir o seu perfil profissional, você consegue encontrar novos caminhos a serem seguidos.

É comum a maioria dos brasileiros escolher a profissão ainda na adolescência, sem tirar um tempo para realizar reflexões aprofundadas sobre si mesmo. As escolhas costumam ser feitas levando em conta o mercado, os conselhos, as oportunidades de emprego e em alguns casos, aspirações.

Por isso, depois de alguns anos os profissionais começam a se questionar sobre a carreira que estão seguindo, os cargos em que estão atuando e os caminhos que podem ser trilhados. A busca pelo autoconhecimento é extremamente importante para o sucesso profissional e deve ser realizada desde cedo.

Continue a leitura e saiba mais sobre o autoconhecimento na vida profissional. Invista em você e crie oportunidades que te tragam satisfação.

Confira: 3 sinais de que é hora de transformar a sua carreira para ser feliz.

Quem é você?

Atualmente, as empresas buscam colaboradores que estejam alinhados com os valores internos e que possuem aderência à cultura organizacional. Por esse motivo, os recrutadores aplicam cada vez mais testes de perfil, comportamento e personalidade. Afinal, as organizações precisam saber se os novos colaboradores serão capazes de atingir os objetivos traçados.

Por outro lado, os profissionais também precisam selecionar vagas que estejam alinhadas com os seus valores, crenças e competências. É dessa forma que são construídas as carreiras que trazem felicidade e satisfação. E, para que isso seja possível, o autoconhecimento é o elemento chave.

Saber quais são as fortalezas, os limitadores, as competências, os valores e os motivadores que formam a sua essência é o primeiro passo para estabelecer um caminho a ser seguido.

Para onde você está indo?

Muitos profissionais não sabem como fazer para dar o próximo passo ou qual o objetivo a ser perseguido. Em outros casos, as propostas existentes não condizem com os interesses próprios. Ou seja, a ausência do autoconhecimento deixa os profissionais no escuro, enxergando apenas o contexto vivido.

No sentido contrário, os executivos que estão investindo nas descobertas interiores acabam criando novos caminhos a serem seguidos. Ao identificarem pontos fortes, valores e ocupações que geram realização, os profissionais conseguem traçar objetivos claros para construir uma carreira baseada nos próprios interesses.

Reflita sobre os benefícios de seguir uma carreira que esteja alinhada com a sua personalidade. Como isso poderia aumentar o seu engajamento e a sua performance?

Respeite os seus propósitos

Negar as ambições interiores é ir contra a própria essência. Vale lembrar que essa atitude pode potencializar os fatores responsáveis pela autossabotagem. Quando há um alinhamento entre carreira e propósito, o profissional fica munido de recursos que impulsionam a autoconfiança para tomar decisões e consolidar resultados.

Se você está estagnado ou dominado pelas mesmas propostas, que tal traçar novos horizontes para a sua carreira? A Valiance Coaching possui um programa de coaching desenvolvido para auxiliar os executivos que estão em busca de autoconhecimento profissional para atingir resultados diferenciados.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como encontrar a melhor versão de si mesmo. Afinal, o seu sucesso só depende de você!

E se você ainda não se inscreveu em nossa newsletter, aproveite a oportunidade! Receba dicas profissionais e alcance o próximo nível.

Outros artigos que você também vai querer ler:

Coaching executivo: Como superar seus desafios profissionais? 

4 sinais de que você precisa de coaching 

Você conhece a Valiance Coaching?