Fazemos escolhas o dia inteiro, o tempo todo. Escolhemos quando comer, com quem falar, o que fazer, como fazer. Algumas escolhas são mais difíceis, pois envolvem grandes riscos. Normalmente, as mais complicadas estão no seu emprego. Otimize a qualidade de suas decisões no trabalho e fique mais confiante.

Quando temos um cargo de liderança, muitas pessoas dependem de nossa avaliação, de nosso diagnóstico e de nossas sugestões. Isso pode nos deixar poucos confiantes para tomar decisões de maneira assertiva, o que é imprescindível em um bom líder. Se você quer se destacar, precisa aprender a fazer escolhas e a expor o seu ponto de vista com segurança.

Otimize a qualidade de suas escolhas no trabalho e seja ouvido por todos

Se você já percebeu que precisa otimizar a qualidade de suas escolhas no trabalho, seja para melhorar o desempenho da equipe, seja para conquistar respeito, estas dicas são para você.

1. Tenha em mente o objetivo final – Se é uma decisão que afetará a empresa, pense na missão de seu trabalho e tenha em mente como essa escolha vai influenciar o seu caminho para atingir o objetivo maior.

2. Prós e contras – Faça uma lista com os prós e contras de cada escolha. Seja racional e prático. Coloque em um papel tudo o que conseguir identificar. Com essa visualização ficará mais fácil decidir o que é melhor.

3. Analise riscos e possibilidades – Toda escolha é uma renúncia. Já ouviu essa frase antes? Por outro lado, toda escolha abre uma porta. Identifique os resultados a longo prazo de cada opção e pense lá na frente.

4. Não se isole – Você não precisa tomar decisões sozinho. Converse com seus pares e superiores sobre o seu dilema e exponha o que passa por sua mente. Conte com a equipe para esclarecer as suas ideias.

5. Não remoa o passado – Aprender com os erros do passado é uma coisa. Carregar um trauma é outra. Leve em consideração os aprendizados de outras decisões, lembre-se de que esse caso é diferente e peça outra abordagem.

6. Esteja sempre atualizado sobre a sua área e mercado – Quando você precisa tomar decisões rapidamente, o ideal é já ter um panorama geral do cenário. Assim você não precisa fazer adivinhações. Leia, converse e fique a par do que acontece à sua volta.

7. Tenha um plano B – Ele vai dar segurança caso a sua escolha não funcione. Pense nas falhas da primeira decisão e como o plano B pode saná-las.

Otimize a qualidade das decisões no trabalho para fazer seu dia render e o seu processo ser mais proveitoso. Aproveite as oportunidades para exercitar a sua capacidade de pensar fora da caixa e, assim, elevar o nível dos resultados.