Saber quem somos, o que queremos e como gostamos de trabalhar é essencial para alcançarmos o sucesso profissional e pessoal. Se você gosta de números e de trabalhar sozinho, não adianta procurar um emprego em uma agência de criação, por exemplo. Saber como identificar a sua personalidade profissional é crucial para fazer as escolhas certas no seu trabalho.

Psicólogos já pesquisaram e identificaram diversos tipos de personalidade. Na internet você encontra infinitos testes vocacionais e de personalidade profissional que podem ajudá-lo nessa busca, mas tenha em mente que você não deve tratar esse assunto como um teste de revista. Se você quer saber como identificar sua personalidade profissional, faça muitos processos de autoavaliação, pois a resposta está dentro de você. Veja algumas dicas abaixo:

Como identificar sua personalidade profissional 

  • Autoconhecimento: Fique um tempo com você, escreva e aprofunde-se em si mesmo. O autoconhecimento é a principal ferramenta para descobrir a sua personalidade profissional, pois ele indicará seus desejos mais verdadeiros.
  • Observe suas respostas a incentivos: Analise suas reações espontâneas, principalmente frente à situações adversas. Isso vai indicar se você lida bem com pressão, se gosta de improvisar e como responde às frustrações.
  • Considere os seus desejos: Os seus hobbies e sonhos indicam onde estão os seus verdadeiros talentos. Para identificar a sua personalidade profissional, você deve saber no que é bom e quais são os seus pontos fracos. A partir daí fica mais fácil descobrir no que gostaria de trabalhar.
  • Descubra o que gosta de fazer: No trabalho, que parte mais atrai? Dar atenção a clientes, fazer o planejamento, criar campanhas? Isso indica muito sobre a sua personalidade profissional.
  • Pergunte: Converse com as pessoas que convivem com você sobre o seu perfil profissional. Elas terão uma visão distanciada de quem você é no mercado e poderão dar bons insights para a sua pesquisa.
  • Ajuda profissional: Além de testes na internet, existem profissionais com metodologias eficientes para que você descubra quem é e com que gostaria de trabalhar. O coaching é um método muito eficiente, que vai te ajudar a traçar metas, objetivos e encontrar o caminho para atingi-los.

Se você pensa em mudar de carreira ou está entrando no mercado de trabalho, saber como identificar sua personalidade profissional é crucial para encontrar o emprego certo. Invista um tempo nessa reflexão e colha bons frutos lá na frente.