Uma questão que está na mente de quase todos os profissionais, principalmente aqueles que estão repensando a carreira é: qual é a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade? Devemos pautar nossas escolhas profissionais apenas no ganho financeiro?

O primeiro ponto a se levar em consideração é que este é um tema muito pessoal, mas podemos refletir sobre o que o sucesso financeiro significa para cada um. Neste texto, vamos aprofundar um pouco sobre o tema.

O que é felicidade?

Bem, cada um tem um conceito de felicidade, mas basicamente, ela está ligada a como você se relaciona com as suas conquistas pessoais, emocionais, financeiras e patrimoniais. Você se sente realizado, ou no caminho para isso? O que falta?

Depois de um bom tempo em que as pessoas associavam a felicidade apenas com dinheiro, finalmente a sociedade começou a pensar nela como algo mais abrangente. Tanto que foi criado o conceito de Felicidade Interna Bruta, em contrapartida com o Produto Interno Bruto. Ela serve para avaliar o grau de satisfação dos moradores de um país. O mais curioso é que descobriram que países que possuem o PIB baixo, como o Butão, por exemplo, possuem um alto grau de FIB. O que podemos definir com isso? Pessoas que estão satisfeitas com o que têm são mais felizes do que as que buscam a riqueza.

Ganhar dinheiro pode não ser a resposta para a questão da felicidade, mas como se gasta é crucial para se sentir bem. Um artigo da CNN mostrou que pessoas que ganhavam na loteria tinham suas vidas arruinadas. Entre os motivos estão: Gastar tudo e se endividar e brigar com amigos e parentes que só os procuravam para pedir dinheiro.

Se você tem pouco dinheiro, mas o usa para ajudar e desfrutar a companhia de quem ama, pode se sentir mais feliz com menos. O dinheiro é um instrumento para a felicidade e a qualidade de vida, mas ele não é a única fonte de alegria de nossas vidas.

Qual é a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade?

Saber quem somos, nossos pontos fortes e fracos é essencial para chegar ao equilíbrio e entender a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade. Se eu disser que trabalhar em banco dá dinheiro, mas você detestar números, não vai ganhar um centavo na profissão e ainda vai se sentir frustrado. Agora, se você ama dançar, por exemplo, muitas pessoas podem dizer que você não terá sucesso financeiro, mas, se você se dedicar, pode ser um profissional de sucesso e ainda realizado.

Por isso, o objetivo é trabalhar com metas para unir os dois objetivos: sucesso financeiro e felicidade. A equação é teoricamente simples: se você procurar algo de que goste de fazer, realizará bem a tarefa, o que trará dinheiro.

Pode ser que você não fique milionário, mas será é esse o seu grande objetivo de vida? Será que é isso que significa sucesso? Para entender qual é a importância do dinheiro na sua vida, reflita: O que deixa você feliz? Faça uma lista de tudo o que o faz sorrir. Estar com a família, fazer uma vigem, ter um carro, ter qualidade de vida? Disso, o que é preciso comprar com dinheiro?

A partir dessa reflexão você descobrirá quanto precisa ganhar para entender a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade. Um ponto importante porém, é não se basear pelas experiências dos outros. Este é um trabalho interno, que só depende de você.

Compreender verdadeiramente qual é a relação entre o sucesso financeiro e a felicidade trará novas escolhas e oportunidades. Vai abrir portas e trazer um senso de realização que todos buscamos.