O que te faz levantar da cama todos os dias? A psicologia positiva nos ajuda a responder essa pergunta ao mesmo tempo em que nos aproxima da felicidade.

Entenda o que é psicologia positiva e como ela é capaz de aproximar as pessoas do bem-estar

Vivemos a era da busca pela felicidade. Talvez você já tenha se questionado sobre os motivos que movem a sua vida ou o caminho que está trilhando. A verdade é que ao valorizar nossas fortalezas e encher os dias de sentimentos positivos, desenvolvemos habilidades que nos ajudam a ir mais longe. Por isso, a psicologia positiva tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade.

Sentir-se dono da própria vida é o primeiro passo para gerar grandes mudanças. Só você é capaz de trocar os cenários atuais que ainda são motivos de infelicidade por contextos positivos que vão ao encontro dos seus objetivos. E, para isso, você precisa de ferramentas eficazes.

Descubra nesse post como o coaching e a psicologia positiva podem te ajudar a identificar caminhos que te aproximarão da felicidade.

O que é psicologia positiva?

A psicologia positiva é um dos ramos mais recentes da ciência psicológica e teve seu desenvolvimento sistemático no final da década de 1990, pelo psicólogo Martin Seligman. O seu principal objetivo é analisar as emoções positivas e fortalezas do ser humano.

Diferente do que muitos pensam, a psicologia positiva não anula os fatores limitantes ou as patologias existentes na mente humana. Entretanto, traz um novo olhar que valoriza os elementos relacionados aos elementos do funcionamento positivo.

Nesse sentido, os profissionais que trabalham utilizando a psicologia positiva buscam entender o que dá certo na vida dos clientes. Ao focar nas fortalezas de cada um, o profissional estimula uma busca mais saudável por novas respostas.

Ao compreender os seus potenciais e minimizar o poder das questões negativas causadoras de limitações, o cliente se sente mais confiante para escolher direções que tragam mais felicidade. Consequentemente, a positividade envolvida nas novas ações irá estimular a produtividade e o engajamento.

Qual a relação entre coaching e psicologia positiva?

Primeiramente, vale destacar que tanto o coaching quanto a psicologia positiva possuem o objetivo de valorizar os potenciais de cada um, permitindo um avanço rumo aos propósitos de vida.

Partindo do autoconhecimento, o coaching estimula a autorreflexão necessária para o desenvolvimento e transformação comportamental. Com isso, o cliente é capaz de descobrir por si próprio meios que o levarão até o ponto desejado, ao mesmo tempo em que identifica os seus pontos fortes. Para isso, utiliza recursos ou métodos relacionados a ciências que abordam o comportamento humano, como exemplo, a psicologia positiva.

Logo, ambos apresentam características em comum, por exemplo:

  • Compreensão dos valores e propósitos de vida;
  • Estabelecimento de metas;
  • Trabalhar fortalezas e potencializar talentos;
  • Minimizar fatores limitantes;
  • Transformar o mindset e o comportamento para ser mais produtivo;
  • Desenvolver autoconhecimento e equilíbrio emocional;

Ações positivas geram resultados positivos

E você, já parou para refletir sobre as suas fortalezas? Quais são os seus objetivos? Suas ações atuais são positivas ou negativas? Elas estão te aproximando dos seus propósitos?

Precisamos estar atentos quanto as nossas ações e emoções. A positividade estimula a produtividade, o resultado e o engajamento. Por isso, vale a penas investir no aprendizado de um mindset que te aproximará da felicidade.

Entre em contato e confira como o coaching baseado em psicologia positiva da  Valiance Coaching pode te levar mais longe.