Um dos ícones turísticos de Delfos, na Grécia, é o oráculo que leva o nome da cidade. Dedicado a Apolo, o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia na mitologia grega, o local exibe a inscrição “Conhece-te a ti mesmo”, normalmente atribuída ao filósofo Sócrates. O oráculo atraía, na Antiguidade, os gregos interessados em encontrar soluções para todos os tipos de problemas, dos bélicos aos amorosos.

Na filosofia socrática, o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do autoconhecimento, mas do conhecimento do mundo e da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada, autêntica e feliz.

Entretanto, a maioria das pessoas não tem ideia de quem seja. Autoproclama-se muito superior, ou muito inferior, do que aquilo que o espelho reflete. No âmbito pessoal, não aceita seus limites, tampouco suas fraquezas, e se força a fazer o que não quer para agradar outro indivíduo. No profissional, abraça tarefas e funções até ser vencida pela sobrecarga e a estafa. Num mundo onde todos se degladiam para sobreviver em seus empregos, preferem aparentar uma proatividade insustentável em longo prazo do que assumir que não dá conta de fazer tudo. O resultado é a insatisfação, ou frustração.

Tanto quanto respeitar nossos próprios limites e habilidades, precisamos consultar o oráculo de Delfos que existe dentro de cada um de nós para seguir a máxima milenar: “conhece-te a ti mesmo”.

O autoconhecimento não é um processo delicado. Exige um mergulho profundo no íntimo, reconhecer motivações, crenças, valores e entender de que modo esses elementos influenciam, positiva ou negativamente, nossos êxitos e fracassos. Em outras palavras, autodescobrir-se é declarar a independência dos conselhos e opiniões alheios.

Ciente dessa libertação que só o autoconhecimento promove, Víctor Martínez, CEO da Valiance Coaching, utilizou seus mais de 20 anos à frente da Thomas International Brasil e a experiência em consultoria para empresas como TAM, Pirelli e Mercedes-Benz para montar encontros voltados a ensinar – e traçar! – estratégias em busca dessa qualidade.