Como foi o seu ano de 2018? Você conseguiu atingir todas as metas que traçou no final de 2017? Quais projetos ficaram pendentes e quais tiveram um resultado acima do esperado? Quais hábitos te limitaram em 2018? Reflexões como essas ajudam na hora de traçar as metas para 2019. Definir caminhos e ações é crucial para quem quer alcançar novas oportunidades.

Para muitos, o ano de 2018 foi um ano desafiador e transformador, seja por motivos pessoais, profissionais, financeiros ou até mesmo pelo cenário político do país. Nesse contexto, o fim do ano chega trazendo a esperança da renovação e mais 365 dias de novas oportunidades.

Mas, para que 2019 seja capaz de trazer mudanças significativas, você precisa realizar um planejamento pessoal assertivo. Definir metas sustentáveis e realistas que te ajudaram a alcançar os objetivos almejados. Se você ainda não começou o seu planejamento, continue a leitura. Não espere chegar o dia 31 para definir metas insustentáveis.

Confira também: Sucesso profissional x sucesso pessoal

Comece com um balanço de 2018

O primeiro passo para um planejamento pessoal de qualidade, é o balanço do ano vigente. Levante todos os objetivos e metas que foram traçados no início do ano. Quais deles tiveram os resultados desejados? E quais tiveram os resultados indesejados?

Além disso, faça também uma análise da situação atual de todas as áreas da sua vida. Verifique como está a sua vida profissional, a sua carreira, o seu desenvolvimento, a sua vida financeira, o equilíbrio emocional, a saúde física e mental, bem como as suas relações pessoais – seja familiar, amorosa ou social.

Esse exercício pode ser realizado utilizando uma das ferramentas do coaching: a roda da vida. Dessa forma, você terá uma compreensão mais ampla do que precisa ser transformado em 2019. A roda da vida servirá como uma bússola para o seu planejamento pessoal.

Descubra quais são as suas oportunidades e ameaças

Após finalizar o balanço de 2018, faça uma análise swot da sua vida. Explore as suas oportunidades, ameaças , forças e fraquezas. Isso ajudará a reforçar o caminho que precisa ser percorrido para alcançar os objetivos desejados.

O autoconhecimento ajuda a identificar o nosso potencial, bem como os limitantes que nos impedem de ir mais longe. Compreender quem são eles é o primeiro passo para construir um planejamento pessoal assertivo, capaz de trazer resultados concretos.

Reflita sobre as ações ou hábitos favoreceram o alcance das conquistas nesse ano: Quais deles impediram que você fosse mais adiante? Qual habilidade você está deixando de usar? O que precisa ser desenvolvido?

Liste metas realistas e assertivas

Tenha em mente que as metas são fundamentais para a conquista dos objetivos. Por exemplo, se você quer mudar de emprego ou ser promovido em 2019, precisará de um conjunto de ações que te levarão ao resultado almejado. Essas ações são chamadas de metas.

Quanto mais objetivas, precisas, realistas e sustentáveis elas forem, maior a chance de concretizar o propósito. Definir metas sem embasamento, fora da realidade ou sem prazo pré-estabelecido dificulta o processo, atrasando ou inviabilizando os resultados desejados. Por isso, defina as suas metas com cuidado, dedique tempo para realizar as reflexões necessárias e questionar a assertividade de cada etapa.

Trace um plano de ação

Por fim, é hora de traçar o plano de ação. Criar um cronograma com todas as ações e prazos que serão necessários para a conquista dos objetivos. Lembre-se de ponderar os recursos indispensáveis para cada estágio, afinal, sem eles algumas etapas podem ser interrompidas.

Recomendamos que você tire períodos do ano para avaliar e reformular ações ou prazos, se necessário. Monitorar o planejamento, analisando o que está funcionando e o que pode ser melhorado é um dos segredos para quem quer ter sucesso em 2019.

E se você quer ir mais longe e encontrar a melhor versão de si mesmo, conte com o suporte da Valiance Coaching para se autoconhecer e criar um planejamento pessoal eficaz. Com as sessões de coaching você conseguirá compreender as áreas da sua vida, transformar hábitos negativos, focar nos objetivos desejados e desenvolver o potencial interior.

Para saber mais sobre os benefícios do coaching para ir mais longe, entre em contato com a nossa equipe. Curta a nossa página no facebook e fique por dentro de conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

Outros assuntos que você também vai querer ler:

Pare de procrastinar: 3 dicas para você mudar sua vida profissional

3 sinais de que é hora de transformar a sua carreira para ser feliz