O avanço da tecnologia nos últimos anos favoreceu o surgimento de novos produtos, serviços e modelos de negócio. E foi justamente nesse cenário de transformação e inovação que as startups emergiram e passaram a chamar a atenção dos profissionais. Entretanto, engana-se quem pensa que a flexibilidade é a única vantagem de trabalhar em uma startup.

Apesar de possuir ambientes criativos, inovadores e que fazem os olhos dos profissionais brilharem, nem tudo são flores. Como tudo na vida, trabalhar em uma startup tem as suas vantagens e desvantagens. No artigo, Are You Suited for a Start-Up?, a Harvard Business Review apresenta algumas habilidades essenciais para se trabalhar nesses ambientes.

Por isso, para que você não cometa nenhum erro com a sua carreira, é crucial entender qual é o seu perfil e se ele está alinhado com a realidade dessas empresas. Pensando nisso, a Valiance Coaching – empresa especializada em desenvolver profissionais de alta performance – levantou 4 vantagens e desvantagens que irão te ajudar a analisar se esse ambiente é favorável ao seu perfil profissional.

Vantagens de trabalhar em uma startup

1. Flexibilidade no ambiente corporativo

Diferente das empresas tradicionais que possuem hierarquia definida, processos burocráticos e horários de trabalho fixo – na maioria dos casos -, as startups vão no sentido contrário. Nessas empresas as jornadas de trabalho costumam ser flexíveis, podendo incluir home office. Além disso, os negócios em fase inicial costumam não apresentar uma estrutura hierárquica, o que exige maior autonomia aos colaboradores e praticamente elimina os processos burocráticos.

2. Aprendizado constante

O quadro de colaboradores nas startups costumam ser enxutos, o que faz com que os profissionais tenham que ser multidisciplinares. Com isso, os colaboradores precisam buscar informações e conhecimento com frequência, afim de atender todas as demandas que recebem.

Lembre-se também que nessas empresas os projetos não param e estão sempre mudando, o que possibilita o contato com diferentes informações e vivências.

3. Ser sócio do negócio

Em alguns casos onde a empresa está começando e não tem capital suficiente para proporcionar bons salários aos colaboradores, é possível adquirir pequenas cotas ou ações. Nessa situação, os profissionais podem ter rendimentos positivos quando a startup se fortalecer no mercado.

4. Ambiente colaborativo

Recursos limitados, quadro de colaboradores enxuto e espaços abertos estimulam o trabalho em equipe. É comum encontrarmos nessas empresas times colaborativos que unem forças para tirar os projetos do papel de forma criativa e viável.

Lembre-se que quanto maior é a empresa, mais difícil será o contato entre os colaboradores, principalmente de departamentos distintos. Já nas startups o convívio é maior devido ao tamanho da empresa, número de colaboradores e distribuição do ambiente.

 Desvantagens de trabalhar em uma startup

1. Lidar com incertezas

Para trabalhar nessas empresas, você precisará saber lidar com riscos, pressão e incertezas. O cenário de instabilidade é predominante nesses ambientes e exige resiliência dos colaboradores. Você poderá estar atuando em um projeto hoje e daqui alguns dias precisar mudar a direção das suas ações.

2. Poucos recursos

Outra desvantagem é a limitação dos recursos, sejam financeiros, mão de obra, instalações ou ferramentas. Você precisará encontrar soluções viáveis dentro do orçamento existente e precisará estar aberto para executar diversas funções.

3. Alta rotatividade

As startups atraem muitos jovens e profissionais que estão insatisfeitos com as suas carreiras. Na busca por algo inovador, flexível ou por oportunidades diferenciadas, muitos acabam entrando em uma startup com expectativas elevadas. Porém, ao se depararem com as incertezas, as inúmeras demandas e a necessidade de dedicação intensa, muitos acabam deixando as empresas.

Independente do motivo, a rotatividade acaba gerando alguns efeitos negativos nessas empresas. Por exemplo, sempre haverá colaboradores novos conhecendo e se adaptando com os projetos, o que pode atrasar alguns processos. Além disso, a cultura organizacional levará mais tempo para se fortalecer.

4. Ganhos, benefícios e carreira incertos

É comum que em algumas startups os profissionais sejam contratados como PJ, o que reduz os custos da mão de obra para a empresa. Entretanto, isso diminui a quantidade de benefícios que o profissional receberia se a contratação fosse CLT. A instabilidade decorrente das incertezas do negócio são refletidas nos salários, benefícios e carreira dos colaboradores.

Por isso, se você valoriza uma carreira bem estruturada e empresas que possuem planos de carreira bem definidos, poderá encontrar algumas dificuldades nesses ambientes inovadores.

Agora que você já sabe algumas vantagens e desvantagens de trabalhar em uma startup, reflita antes de trocar o seu emprego atual. O seu perfil está alinhado com essas novas empresas? Será que você se adaptaria nesses ambientes? Você está disposto a assumir riscos e ser multidisciplinar?

Caso ainda fiquem dúvidas a respeito do caminho a seguir, conte com o suporte de um profissional especializado em desenvolver executivos. Entre em contato com a Valiance Coaching e descubra como as sessões de coaching podem te ajudar a construir um planejamento assertivo para a sua carreira.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Carreira: o poder da alta performance

3 razões para definir o seu objetivo profissional com o suporte da Valiance Coaching

Contrate a Valiance Coaching para eliminar os medos profissionais