Atualmente, as empresas que querem se manter competitivas no mercado de trabalham precisam se preocupar também com o employer branding. Cuidar da marca empregadora tornou-se tão importante quanto cuidar da marca final para os clientes. Por isso, os gestores de RH e líderes precisam compreender o assunto para desenvolver estratégias eficientes.
Colocar em prática um conjunto de ações assertivas pode fazer toda a diferença na hora de atrair e reter os profissionais de alta performance e engajamento. Ou seja, através do employer branding muitas empresas estão conseguindo maximizar o capital humano.
Acompanhe-me na leitura para descobrir mais sobre o significado de employer branding e a sua importância na gestão de pessoas. E se você quer tirar os planejamentos estratégicos do papel, confira também: Veja como colocar o planejamento estratégico em prática com a Valiance Coaching
O que é employer branding?
Employer branding ou marca empregadora são termos relacionados a reputação da empresa como empregadora. Ou seja, é a forma como os profissionais enxergam a empresa. Por isso, quando falamos do assunto é comum pensarmos em ações de seleção e recrutamento de talentos.
Entretanto, é importante os gestores e profissionais de RH compreenderem que o employer branding é um conjunto de ações – baseadas na cultura organizacional existente – que vai além da seleção e recrutamento. O conceito engloba a criação de um ambiente saudável, com oportunidades de crescimento e valorização dos profissionais.
Construir uma marca empregadora consolidada é importante para que os melhores profissionais disponíveis no mercado tenham vontade de fazer parte da equipe. Além disso, ela também faz com que os colaboradores queiram continuar engajados nas atividades diárias e na busca por resultados cada vez melhores.
Utilize o employer branding para atrair e reter talentos
Com a competitividade cada vez maior as empresas encontram dificuldades para atrair e reter talentos capazes de impulsionar os resultados organizacionais. Nesse sentido, o employer branding é uma estratégia poderosa que ajuda as empresas a despertar o interesse nos colaboradores. Mas, lembre-se, que as ações a serem desenvolvidas precisam ser planejadas para estarem alinhadas com a cultura organizacional existente e os interesses da direção.
A marca empregadora precisa ser autêntica, transparecendo a realidade da organização. Caso contrário, o resultado pode ser extremamente negativo. Afinal, os colaboradores encontrarão uma realidade totalmente diferente do que foi “prometido”.
Lembre-se que investir apenas em remuneração não é mais suficiente para manter um quadro de colaboradores de alta performance. Colocar em prática outras iniciativas de valorização e desenvolvimento dos profissionais tornou-se item básico para as empresas que querem ter sucesso.
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