O Coaching é uma ferramenta poderosa para impulsionar a performance da sua equipe. Saiba como ele pode ser benéfico para a sua empresa.

Descubra quais as vantagens do Coaching para impulsionar a performance da sua equipe

Você está satisfeito com os indicadores ou gostaria de impulsionar a performance da sua equipe? Como está o desempenho dos seus gestores? As equipes estão sendo lideradas da maneira correta?

Acompanhar a evolução dos colaboradores em conjunto com o nível de satisfação pode fazer a diferença dentro da sua empresa. Afinal, uma vez que a equipe não esteja produzindo como deveria ou que as atitudes não sejam condizentes com a cultura organizacional existente, os prejuízos decorrentes de baixa produtividade e insatisfação aumentam.

O coaching encontra-se entre as ferramentas mais utilizadas no mundo corporativo para auxiliar no aperfeiçoamento de colaboradores – de forma individual ou em equipe. Se essa metodologia ainda não faz parte das ações do seu departamento de recursos humanos, considere analisar os benefícios que ele pode acarretar no contexto geral.

Muitas empresas conseguiram fomentar um local de trabalho mais colaborativo, ético e produtivo após sessões de coaching com funcionários chave. Claro que tudo precisa ser averiguado. Não é indicado investir em um processo de transformação em um indivíduo que não quer mudar ou que não se esforça para conseguir novos retornos.

Primeiro o gestor de RH precisa compreender o contexto geral da organização bem como do quadro de colaboradores, para que a ação possa ser estratégica e assertiva. Vale lembrar também, que as metas das sessões precisam estar alinhadas com o objetivo geral da empresa.

Confira abaixo algumas vantagens do coaching para impulsionar a performance da sua equipe.

Para impulsionar a performance da sua equipe, comece pela liderança

Uma dica para o departamento de gestão de pessoas é começar o treinamento pelos cargos mais altos, principalmente de liderança. Em posts antigos falamos sobre a importância do líder nas equipes, além de ter um papel crucial em relação a gestão do capital humano, ele é considerado exemplo pelos colaboradores. Sua atitudes precisam refletir aquilo que realmente está dentro da cultura organizacional da empresa.

Outro ponto importante, é que em alguns locais, gestores de diferentes departamentos possuem dificuldades de trabalhar em conjunto. Não é difícil identificarmos empresas onde cada setor parece trabalhar para um objetivo próprio.

Quando ocorre um trabalho de transformação no comportamento desse grupo de profissionais, toda a cadeia de produção está propensa a ganhar. Os gestores, diretores e supervisores precisam ter a consciência do objetivo geral, além de desenvolver habilidades humanas que proporcionem relacionamentos produtivos com todos os seus colegas de trabalho.

O coaching costuma ser muito utilizado quando há a necessidade de mudar hábitos e comportamentos, pois leva o coachee a se questionar sobre seus atos, sendo conduzido do estado atual ao desejado. Com ele também é possível planejar, acompanhar e analisar as ações que estão sendo implementadas.

Abaixo elencamos alguns resultados que podem ser atingidos com as sessões de Coaching. Ao utilizá-los de forma tática, o departamento de RH consegue impulsionar a performance da sua equipe:

Comprometimento

Durante o processo, o coach traz à tona inúmeras reflexões a respeito do comportamento e das atitudes do profissional no dia a dia. Esses questionamentos permitem a tomada de consciência sobre como está o comprometimento com os itens propostos. Seja na carreira, no seu cargo, nas atividades do dia a dia ou na gestão da equipe. O coachee é exposto a ferramentas que desencadeiam o protagonismo.

Foco nas pessoas e nos resultados

Outro benefício é o aperfeiçoamento da liderança. Muitos executivos de alto nível ou cargos importantes nas empresas possuem um conhecimento profundo a respeito da técnica profissional. Entretanto, não dominam as habilidades humanas necessárias para uma boa gestão de pessoas, gerando ruídos com as equipes. Tal fato pode impactar diretamente na produtividade do departamento.

Comunicação

A transformação na conduta do profissional favorece a criação de diálogos construtivos visto que o coachee passa a entender as situações sobre outras perspectivas. Quando o profissional entende o contexto geral e domina suas emoções, ele se permite ouvir opiniões distintas. Dessa forma, reuniões ou até mesmo conflitos de ideias podem resultar em soluções inovadoras ao invés de gerar improdutividade.

Gostou? Entre em contato com a Valiance Coaching para impulsionar a performance da sua equipe. Nós temos as ferramentas para tornar sua equipe protagonista