Como você faz para se destacar no mercado de trabalho? Como chama a atenção dos seus clientes? Sabemos que com a concorrência cada vez maior, torna-se desafiador chamar a atenção dos clientes e das empresas. Por isso, ter um personal branding consolidado aumenta as chances de sucesso.

É simples compreendermos isso quando paramos para pensar nos produtos e serviços que nós consumimos. Você costuma comprar o item logo que o encontra ou primeiro realiza uma pesquisa para saber sobre a reputação da empresa? Você coloca um prestador de serviço dentro da sua casa com tranquilidade ou procura por recomendações para se sentir mais seguro?

Dificilmente contratamos algo sem saber sobre a sua reputação, sem nos sentirmos seguros com a marca. Isso não é diferente no mundo corporativo. Por isso, quando falamos de profissionais, sejam colaboradores, executivos, empreendedores ou freelancers, torna-se fundamental o cuidado com a gestão da marca pessoal.

Para saber mais sobre o significado de personal branding e a sua importância para uma carreira de sucesso, continue a leitura. E se você também quer começar a planejar o seu futuro profissional, clique aqui.

O que é personal branding?

Personal branding é a gestão da marca pessoal. Quando há um cuidado ao planejar e agir para transmitir a imagem que melhor representa a maneira como queremos ser lembrados. A nossa marca pessoal é o nosso maior ativo, uma vez que nós somos o nosso melhor recurso. Investir tempo, atenção e energia para construir uma marca autêntica, transparente e que passe credibilidade é essencial para o sucesso profissional.

Mas, não se confunda. Vivemos em um mundo conectado, onde as mídias sociais ganharam espaço significativo na vida da população. A corrida desenfreada por seguidores e likes faz com que muitas pessoas tenham interesse em construir uma imagem que gere popularidade. Por isso, é importante lembrarmos que popularidade não é personal branding.

A popularidade está relacionada com um elevado número de pessoas que gostam da sua imagem e te acompanham. Já o personal branding está relacionado com a capacidade de influenciar as pessoas. De passar mensagens que sejam capazes de impactar o público, de forma que ele pare e ouça o que você tem a oferecer.

Por isso, não saia correndo para impulsionar as suas mídias sociais ou se autopromover. Antes de mais nada, você precisa entrar em um processo de autoconhecimento, compreender quem você é, quais são os seus propósitos e o que tem a oferecer para as outras pessoas. Qual é o seu diferencial? Quais são os seus talentos? Como você pode ajudar na construção de resultados melhores? Por que as pessoas devem escolher você?

Qual é a importância do personal branding para a minha carreira?

personal branding ajuda a fortalecer o seu diferencial, os potenciais que você tem a oferecer. Quando a gestão da marca pessoal é assertiva, ela permite a projeção de mensagens positivas para a audiência. Além disso, você passa a despertar nas pessoas credibilidade, confiança e interesse, favorecendo a sua relevância no mercado.

“Lembre-se que hoje temos inúmeros profissionais qualificados no mercado, centenas de empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes. Por isso, assumir o protagonismo da sua marca para conseguir atingir o público-alvo de uma maneira eficiente é crucial para o seu sucesso. Caso contrário, você poderá ser só mais um na imensa concorrência.”

Não confunda personal branding e marketing pessoal

O marketing pessoal engloba as ações que você realizará para promover a sua marca pessoal. Ou seja, antes de iniciar um planejamento para ter um marketing pessoal de qualidade, você precisa compreender a sua marca, a sua essência.

Após realizar o processo de autorreflexão e autoconhecimento, você terá informações suficientes para definir quem você é, o que deseja e como quer ser visto pelos outros. A partir dessa estruturação de personal branding, é possível pensar em formas de transmitir os sinais corretos para o público, sejam clientes ou recrutadores.

Agora que você já sabe que o personal branding é a gestão da marca pessoal e está diretamente relacionado com a maneira que as pessoas te enxergam, que tal investir em autoconhecimento? Compreender os seus potenciais, os seus objetivos e como você quer ser visto é o primeiro passo para ter uma carreira de sucesso.

Vale lembrar que contar com profissionais especializados em desenvolvimento profissional e pessoal é excelente para otimizar os resultados e acelerar o processo. Entre em contato com a Valiance Coaching para saber como um coach pode te ajudar na construção de um personal branding assertivo.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Como mudar de carreira e tirar os seus sonhos do papel

Autoconhecimento: o segredo para conquistar novas oportunidades

Por que contratar a Valiance Coaching?