Ao longo dos últimos anos surgiram novos modelos de administração dentro das organizações. Um exemplo é a gestão participativa que ganhou espaço junto com a valorização do capital humano. Vale destacar que muitas empresas estão conseguindo impulsionar os resultados através desses novos modelos de gestão. E você, está acompanhando as mudanças do mercado?

O que fazer? Optar por padrões rígidos, estruturas hierárquicas sólidas e modelos tradicionais de liderança ou o caminho oposto? Empresas com hierarquia mais flexível, menos burocracia e com processo de decisão otimizado estão conseguindo alavancar os retornos.

Uma das vantagens desses novos modelos é a valorização e a autonomia dada aos colaboradores. Sabemos que os profissionais das novas gerações estão cada vez mais sedentos por oportunidades de crescimento e de reconhecimento. Nesse cenário, o modelo de gestão participativa acaba ganhando forças e favorecendo um desempenho mais elevado desses profissionais.

Para saber o que significa gestão participativa e como ela pode favorecer a performance da sua equipe, continue a leitura. Para ir além, confira também: descubra como o coaching pode favorecer mudanças organizacionais.

O que é gestão participativa?

A gestão participativa é um modelo de administração que valoriza o envolvimento dos colaboradores, independente do cargo hierárquico. Nesse modelo de gestão, os líderes continuam tendo o poder de decisão. Entretanto, antes da deliberação final eles abrem espaço para que os profissionais envolvidos em determinados projetos ou ações possam opinar.

Com isso, a empresa passa a ter decisões embasadas em diferentes perspectivas, o que aumenta a chance de sucesso das novas implementações. É importante ter em mente que colaboradores de níveis hierárquicos distintos possuem visões complementares. Por isso, quanto mais informações um líder possuir antes de definir o melhor caminho, menores serão os erros cometidos.

Você sabia que colaboradores que são ouvidos, valorizados e incentivados a assumirem novas responsabilidades acabam permanecendo mais tempo nas empresas?

Delegar ajuda no engajamento?

Antes de mais nada, vale destacar que delegar não é apenas “jogar” responsabilidades ou poder de decisão na mão do próximo. Delegar é uma importante função dos líderes que permite o desenvolvimento dos colaboradores ao mesmo tempo em que diminui a sobrecarga em cima de um profissional. Ou seja, enquanto os liderados aprimoram habilidades relacionadas à tomada de decisão e análise crítica, o líder ganha tempo para planejar melhorias ou avaliar – de forma tática – o seu departamento.

Agora que ficou claro a importância de delegar, podemos relacionar essa ação com o engajamento dos colaboradores. Quando o líder de uma área sabe transferir autonomia e poder de decisão para os profissionais da maneira correta, os mesmos tendem a se sentirem valorizados e passam a se envolver mais com os projetos da organização.

Logo, os líderes que optam por não envolver, encorajar, ouvir ou incluir os colaboradores nos processos, tendem a gerar impactos negativos. Quando o gestor absorve ou centraliza todas as informações, sem confiar ou desenvolver os seus subordinados para darem o próximo passo, o departamento acaba se desmotivando rapidamente. Lembre-se que colaboradores sem reconhecimento ou perspectiva sobre o futuro profissional correm o risco de entrar na zona de conforto, realizando o mínimo possível para manter o emprego.

Desenvolva a sua equipe.

Envolver os colaboradores nos processos de decisão, planejamento e execução é uma das melhores maneiras de incentivar o aumento da produtividade e do engajamento. Profissionais que se sentem valorizados tendem a se desenvolver com mais facilidade, pois enxergam oportunidades no futuro.

Por outro lado, ter colaboradores cada vez mais qualificados, com senso de dono e postura de liderança ajuda a melhorar significativamente as entregas dos departamentos. Por isso, cada vez mais empresas estão contratando serviços especializados em desenvolvimento humano.

Se você também quer ver os seus colaboradores mudarem de comportamento e assumirem responsabilidades com mais engajamento, entre em contato com a Valiance Coaching. Conheça as nossas soluções para aprimorar a performance profissional dos executivos e mantenha a sua vantagem competitiva diante da concorrência.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Utilize o employer branding para atrair e reter talentos

Como a Valiance Coaching pode te levar mais longe?