Você sabia que o coach pode ajudar os seus líderes a utilizarem a gestão de conflitos de forma positiva? Descubra se está na hora de contar com uma ajuda extra para minimizar os impactos da divergência.

Conte com a ajuda de um coach para gerir conflitos de forma positiva

Se você é gerente de RH ou líder, com certeza já vivenciou os prejuízos ocasionados pelos conflitos internos. Não há dúvidas que em situações extremas, eles podem aumentar a rotatividade, diminuir a produtividade e destruir um ambiente colaborativo.

Por isso, está cada vez mais recorrente a contratação de coaches para auxiliar organizações a mediar contextos conflituosos. Através de transformações comportamentais na liderança, torna-se possível aumentar a produtividade geral, além de diminuir os ruídos entre gerentes de diferentes departamentos.

Mas, como saber se está na hora de contar com essa ajuda externa? Vale refletir sobre alguns pontos: os departamentos estão trabalhando em conjunto para os objetivos gerais ou geralmente os gestores acabam em discussões? Os colaboradores estão insatisfeitos com a liderança? Existem mudanças estratégicas previstas na cultura organizacional ou processo produtivo?

Continue a leitura e descubra se está no momento de investir em coaching executivo. Confira também: Você conhece a Valiance Coaching?

Como os líderes do negócio lidam com a gestão de conflitos?

Primeiramente, o departamento de RH precisa avaliar como os líderes do negócio costumam lidar com a gestão de conflitos. Os métodos atuais estão sendo eficientes? Os conflitos estão deixando rastros negativos ou servindo de aprendizados?

Vale uma pesquisa de clima para entender a realidade que está instalada no dia a dia do negócio. Para isso, é importante escutar o que os colaboradores estão dizendo sobre os choques de opiniões, objetivos e interesses. Avaliar a frequência com que os conflitos ocorrem e como eles são resolvidos.

As respostas permitirão que o departamento de RH tenha uma percepção mais realista dos departamentos que estão enfrentando dificuldades e dos que estão amadurecimento com os desacordos de ideias.

Com base nesse cenário, o gestor de RH precisa refletir se esses comportamentos da liderança estão alinhados com as estratégias e cultura organizacional. Se a resposta for negativa, vale a pena investir em um profissional especializado em transformação comportamental para que a empresa não tenha mais prejuízos.

Quais são as causas dos conflitos?

Outra questão a ser avaliada pelo departamento de RH são as causas que geram o conflito. Ao compreender a origem das divergências os próprios líderes podem trabalhar em equipe para encontrar soluções.

Entretanto, existem alguns fatores que são mais profundos e que precisarão de suporte externo para gerar resultados permanentes. Abaixo estão alguns itens que devem ser observados pelo gestor de RH:

  • Cultura organizacional
  • Mudanças estratégicas
  • Estilo de liderança
  • Crenças instaladas no quadro de colaboradores
  • Valores antigos

Se durante as análises for identificado um ou mais itens listados acima, talvez seja o momento de procurar no mercado um coach que tenha experiência. Com o suporte de ferramentas focadas nas crenças, padrões mentais, comportamentos e valores, a organização conseguirá fomentar um novo ambiente.

A organização está passando por conflitos recorrentes?

Por fim, deve ser mensurado o volume – e a intensidade – dos conflitos que estão ocorrendo. Quando o número é considerável e a gestão de conflitos não é eficaz, os impactos podem começar a atrapalhar a lucratividade do negócio:

  • Aumento de rotatividade
  • Perda de talentos
  • Desmotivação
  • Baixa produtividade
  • Falta de trabalho em equipe
  • Sabotagem
  • Relações tóxicas com a liderança

Enfim, o departamento de RH precisa estar atento para garantir a harmonia entre os colaboradores. Caso o cenário seja caótico, a necessidade de contratar um coach é clara. Trabalhar a postura profissional, principalmente dos líderes, é essencial para garantir que os valores e a cultura organizacional sejam respeitados.

Para saber mais sobre como o coaching pode ajudar a sua empresa na gestão de conflitos, entre em contato com a Valiance Coaching. Há mais de 30 anos ajudamos empresas e executivos a encontrarem a melhor versão de si mesmo.

E se você gostou do conteúdo, que tal compartilhar nas mídias sociais? Ajude outros gestores a melhorar o ambiente de trabalho.