Não são poucas as teorias que tentam explicar os diferentes estilos ou tipos de liderança existentes. Entretanto, de todos os estudos realizados existem tipos que se destacam por serem mais clássicos – autocrática, democrática e liberal – enquanto outros são mais modernos – liderança visionária, situacional e coaching. Qual desses tipos você utiliza?

Mais importante do que escolher um estilo para gerir os liderados é saber identificar qual perfil de liderança é mais adequado para o ambiente em questão. Sim, os estilos de liderança podem sofrer variações conforme o local de atuação.

Por exemplo, em locais onde as normas são mais rígidas, como no exército, é natural a aplicação da liderança autocrática. Porém, em ambientes com propostas inovadoras, como as startups, faz mais sentido a utilização da liderança liberal e democrática.

Por isso, executivos de RH e bons profissionais precisam conhecer os tipos de liderança existentes para não cometer nenhum erro na hora de maximizar o aproveitamento humano. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra as características de cada estilo.

Tipos clássicos de liderança

Liderança autocrática

A liderança autocrática está relacionada com a centralização e o poder. Os profissionais que lideram seguindo essa linha costumam tomar as decisões levando em consideração as próprias percepções. Não possuem o hábito de incluir os colaboradores nos debates ou projetos que demandam maior poder de decisão e autonomia.

Não há dúvidas sobre quem manda e as regras que devem ser seguidas. Entretanto, esse tipo de liderança é mais propício a minar a motivação dos liderados, diminuir o engajamento e impactar negativamente na produtividade. Isso ocorre principalmente em ambientes onde os profissionais fazem parte das novas gerações ou que trabalham com áreas de tecnologia, criação, criatividade, entre outras.

Liderança democrática

Na liderança democrática o líder envolve os seus subordinados nos processos de criação, tomada de decisão, desenvolvimento e fornece feedbacks com frequência. Diferente do cenário anterior, nesse tipo de liderança os colaboradores são incentivados a mostrarem o seu potencial e colocar em prática ideias que estejam alinhadas com os interesses e riscos aceitáveis pela organização.

Nos ambientes onde há a liderança democrática, a comunicação tende a ser amigável, bem como transparente. Tais fatores viabilizam o trabalho em equipe. Ou seja, de forma geral, é um estilo de liderança que tende a favorecer a produtividade, satisfação, desenvolvimento e harmonia.

Liderança liberal

Podemos considerar a liderança liberal como a outra extremidade da autocrática. Os líderes liberais deixam na mão dos colaboradores todo o poder de decisão e autonomia para executar as tarefas que precisam ser feitas. Nesses ambientes há uma percepção de que os profissionais são maduros o suficiente para liderar o próprio trabalho, sem monitoramentos diários.

Porém, a ausência de orientações, feedbacks, suporte e até mesmo “advertências” também acaba gerando baixa produtividade na maioria das equipes. Lembre-se que são raras as equipes de trabalho que possuem a maturidade necessária para fazer esse tipo de liderança ser assertiva. Na maioria dos casos os colaboradores acabam entrando na zona de conforto após perceberem que estão por conta própria.

E o líder coach?

Um estilo que está em alta no contexto corporativo é o líder coach. Similar a um processo de coaching, o líder é responsável por conhecer os seus subordinados, identificando os potenciais e limitantes de cada um. O seu objetivo é aperfeiçoar os liderados para que os resultados e a performance possam ser maximizados de forma eficiente.

É importante que esse líder crie um ambiente de cooperação, desenvolvimento, motivação e engajamento para que aproveitamento possa ser ainda melhor. A empatia também é fundamental, uma vez que o profissional terá uma missão diretamente relacionada com outros seres humanos e não apenas com resultados.

Desenvolva o seu estilo de liderança

Levando em conta a importância que as competências de liderança apresentam nos dias de hoje, muitos executivos recorrem a ajuda de profissionais especializados no assunto. Dentre as opções mais contratadas está o coaching executivo e coaching empresarial.

Através dessas metodologias os profissionais e as empresas conseguem reciclar os conhecimentos a respeito do assunto, reforçar as habilidades necessárias para a liderança no mundo atual, além de minimizar os fatores limitantes que geram ruídos nas relações entre líderes e liderados.

Entre em contato com a Valiance Coaching para encontrar soluções alinhadas as suas necessidades. Invista em você para dar o próximo passo na sua vida profissional.