Você já fez parte de uma ótima equipe? Aquela que você gostava de trabalhar todas as manhãs, que cobrava energia e que te encorajava a atingir objetivos que achava impossíveis? Imagino que você tenha sentido uma grande sensação de confiança e acreditado que seus colegas o apoiariam em todas as situações. Este time tornou o trabalho divertido e emocionante. Todos os dias era uma aventura.

Equipes assim existem e são lideradas por quem sabe inspirar e motivar energia, entusiasmo. Sim, estamos falando dos líderes.

Ser líder está mais relacionado ao comportamento do que a cargos. De acordo com uma pesquisa da Right Management, um funcionário engajado e comprometido rende 50% mais sobre aqueles que não têm a mesma experiência de gestão.

Quer se tornar um grande líder e se servir de inspiração para a sua equipe? Veja os cinco fatores que descrevem os comportamentos dos líderes à frente de equipes de alto desempenho.

  1. Líderes inspiram mais do que conduzem

Equipes de alto desempenho são mais inspiradas do que conduzidas – e seus líderes sabem disso. Os membros da equipe se sentem inspirados, como se estivessem em uma missão, e o que eles estão fazendo é de grande importância.

Essa troca de confiança gera um senso de equipe muito forte. Faz com que os colaboradores realmente “vistam a camisa” da empresa.

Uma das filosofias de Steve Jobs, fundador da Apple, era a satisfação do funcionário com a empresa. Para ele, não bastava ser reconhecido apenas com salários e benefícios. Era pela relação de confiança que o funcionário tomaria a melhor decisão pela instituição.

  1. Confie em você o suficiente para confiar nos outros

A inovação exige quebrar antigas regras do pensamento e criar novas. Isso significa que cada membro da equipe deve se tornar mais transparente do que nunca. Como tal, cada membro da equipe deve confiar em si o suficiente para depois confiar nos outros.
Identifique e aproveite cada vez mais as competências individuais de cada colaborador, afinal de contas, estamos lidando com pessoas, e cada uma tem uma habilidade diferente da outra.

Quando você, como líder, deixar transparecer essa confiança, você se torna mais paciente, um ouvinte melhor. Ao longo do tempo, fica mais grato pelas novas experiências e relacionamentos que estão sendo formados.

  1. Comunique-se com a sua equipe

Não é possível conhecer as ideias, atitudes ou preocupações dos membros da sua equipe sem uma comunicação constante. Use cada oportunidade para interagir com eles e você descobrirá centenas de novas maneiras de organizar suas atividades com mais sucesso.

  1. Empodere

Supervisionar não significa controlar todas as etapas, pelo contrário: significa garantir que todas as atividades organizacionais sejam implementadas. Dê à sua equipe liberdade para encontrar suas próprias formas de resolver os problemas. Desafie-os a pensar fora da caixa.

  1. Seja resiliente

A resiliência é uma companheira que estará no encalço do líder durante toda a jornada. Lidar com as características únicas dos colaboradores não é para qualquer um.

Steve Jobs dizia que “a inovação é a diferença entre um líder e um seguidor”. Como o mundo aprendeu com ele, a inovação feita com razão tem o poder de mudar um local de trabalho, uma indústria, um país e um mundo.

E você? Está pronto para começar a mudar e liderar sua equipe? Para continuar seu aprimoramento, continue acompanhando nosso Blog e aproveite para baixar o E-book Alta Performance de Equipes para gerentes de RH.