Construir equipes de alta performance capazes de entregar resultados acima da média é um desafio. Entretanto, muitos líderes estão tendo sucesso na construção de times altamente produtivos. E o segredo por trás disso? Confiança, conflitos produtivos, comprometimento e foco nos resultados.

Segundo Patrick Lencioni – autor do livro Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança – em entrevista à HSM, existem 5 disfunções que assolam equipes e que precisam ser trabalhadas para que as tarefas possam ser executadas da melhor maneira. Quando não há a mudança e o desenvolvimento dos líderes e dos grupos, as perdas para o negócio podem ser significativas.

Se você está encontrando obstáculos que limitam a produtividade da sua equipe ou está percebendo que os projetos dificilmente saem do papel, pode ser a hora de contar com ajuda de profissionais experientes no assunto. Através de ferramentas específicas é possível fomentar ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos colaboradores.

Continue a leitura e descubra como a Valiance Coaching desenvolve equipes de alta performance através dos estudos de Patrick Lencioni.

Para saber mais, confira o e-book: 10 Dicas Infalíveis de Alta Performance de Equipes.

As 5 características das equipes de alta performance

Confiança

Através da confiança as empresas transmitem segurança para os colaboradores. Uma vez que os profissionais podem expor quem realmente são, sem medo, o trabalho em equipe flui de forma mais construtiva. Isso engloba a transparência de ideias, limitações, vulnerabilidades e falhas.

Vale lembrar que os líderes e gestores devem fazer parte desse processo de confiança, transmitindo, quando for necessário, os seus pontos fracos. Caso contrário, os colaboradores poderão seguir o exemplo, minando o ambiente de segurança mútua.

Gestão de conflitos produtivos

Como é realizada a gestão de conflitos na sua equipe? Em post anterior trouxemos o alerta a respeito dos impactos negativos que a má gestão de conflitos pode gerar nas organizações. Entretanto, quando há confiança no ambiente corporativo esses conflitos tornam-se produtivos.

Hoje, a maioria das equipes ainda são dominadas pelo medo de abordar temas delicados, levantar problemas existentes ou até mesmo contestar afirmações. Essa falta de confiança traz perda de produtividade, pois evita que situações sejam solucionadas de forma simples e eficiente.

Comprometimento

As equipes de alta performance são extremamente comprometidas em transformar projetos em realidade. Todos os colaboradores envolvidos precisam ter a capacidade de cumprir o que foi estabelecido, caso contrário, a empresa dificilmente transformará estratégias em ações consolidadas.

Quanto a falta de comprometimento tem custado para o seu departamento?

Cobrança por resultados

É comum que times com desempenho elevado e alto grau de confiança tenham a liberdade de cobrar resultados entre si. Como todos estão comprometidos com os prazos e o objetivo final, não há receios na hora de questionar entregas.

Há maturidade para entender que isso faz parte do processo de produção e entrega. O interesse principal dos envolvidos é garantir a qualidade e o desempenho elevado.

Foco nos objetivos gerais

Em suma, o foco de uma equipe de alta performance está no objetivo traçado. E para que ele seja atingido, todos devem estar comprometidos e engajado, mesmo se for necessário abrir mão de resultados pessoais para contribuir com o resultado geral.

Conte com a experiência da Valiance Coaching

Há mais de 30 anos a Valiance Coaching tem ajudado empresas e líderes a construírem e desenvolverem equipes de alta performance. Ao longo dessa trajetória, tivemos a oportunidade de aperfeiçoar técnicas e identificar as características que constroem um negócio de sucesso.

Se você quer elevar o rendimento do seu capital humano, transformar comportamentos e tirar os projetos do papel, entre em contato com a nossa equipe. Conheça mais sobre o nosso trabalho e as soluções que podemos oferecer para o seu negócio.

Lembre-se de se inscrever em nossa newsletter para receber atualizações sobre desenvolvimento profissional. Encontre a melhor versão de si mesmo.

 

Outros artigos que você vai querer ler:

Contrate a Valiance Coaching para eliminar os medos profissionais

Veja como colocar o planejamento estratégico em prática com a Valiance Coaching