Você consegue finalizar todas as suas atividades dentro das 24 horas ou precisa de mais tempo? Com o avanço da tecnologia e as inúmeras notificações que recebemos diariamente ficou ainda mais difícil manter o foco no que realmente importa. Por isso, a gestão do tempo ganhou espaço na sociedade, principalmente no âmbito corporativo.

O tempo é um dos nossos recursos mais preciosos. É nele que construímos a nossa história, nossas vivências, nossos projetos e objetivos. Entretanto, esse recurso é finito e parece passar cada dia mais rápido. Ou seja, quem consegue realizar uma gestão do tempo assertiva consegue colher resultados positivos, aproveitando ao máximo o que a vida tem a oferecer.

No sentido contrário, quem é dominado pelas pilhas de atividade ou norteado pelas inúmeras distrações, acaba perdendo oportunidades incríveis. Sabendo disso, em qual dos lados você gostaria de estar? Acompanhe-me na leitura e descubra como a gestão do tempo pode alavancar a sua performance.

Confira também: O poder do hábito em nossas vidas.

O que é gestão do tempo?

Nos últimos anos as frases “estou muito ocupado” e “tenho muita coisa para fazer” tornaram-se comuns entre as pessoas. Antes de mais nada, vale esclarecer que estar ocupado com muitas atividades é diferente de ser produtivo ou eficiente. Isso fica claro quando paramos para pensar nos dias que temos uma lista imensa de tarefas para serem realizadas. Geralmente, passamos o dia ocupados mas sem realizar entregas relevantes. O resultado disso é frustração, cansaço e desmotivação. Diante desse cenário, a gestão do tempo surge para nos auxiliar a alavancar a performance e o aproveitamento do dia.

“Tempo é vida. É irreversível e insubstituível. Desperdiçar seu tempo é desperdiçar sua vida, mas dominar seu tempo é dominar sua vida e obter dela o máximo resultado”
Alan Lakein

A gestão do tempo é a atividade de organizar, planejar e priorizar tarefas com o objetivo de fazer melhor em menos tempo. Através desse processo é possível obter um aproveitamento positivo de cada minuto, aumentando a produtividade e a eficiência. Dessa forma, aprendemos a manter o foco no que deve ser feito em cada momento, favorecendo a assertividade. Além disso, também torna-se possível distribuir melhor as horas do dia para atividades diferentes, englobando não apenas o trabalho mas também a família, vida social e lazer.

Procrastinar x Gestão do tempo

Uma das inimigas da gestão do tempo é a procrastinação, uma vez que passamos a adiar todas as atividades que precisam ser realizadas. Quando nos damos conta, uma tarefa que era simples de ser realizada passa a ser um “incêndio a ser apagado”. E o resultado disso? Corremos contra o tempo para solucionar problemas exaustivos. Por isso, se você quer dominar as horas dos seus dias, comece mudando os hábitos que te atrapalham.

“A procrastinação é o grande vilão da administração do tempo. Entra furtivamente em sua vida e depois sai correndo com um de seus bens mais preciosos – o seu próprio tempo.” Marc Mancini

O aliado da gestão do tempo

O coaching é uma metodologia que auxilia os clientes a saírem do ponto que estão hoje em direção ao objetivo desejado. Ao longo desse processo são utilizadas ferramentas que viabilizam o autoconhecimento, a mudança de mindset e a transformação de hábitos.

Ou seja, com o apoio de um profissional, você consegue compreender melhor quem você é e o que deve fazer para alcançar resultados melhores. Dessa forma, o coaching acaba sendo um grande aliado para todos aqueles que querem ter uma gestão do tempo assertiva e deixar para trás velhos hábitos que apenas sugam tempo ou energia.

Quer encontrar a melhor versão de si mesmo? Entre em contato com a Valiance Coaching! Temos o profissional ideal para alavancar os seus resultados em 2019.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Aprenda com Michael Jordan e seu mindset de crescimento

Como a Valiance Coaching pode te levar mais longe?