Provavelmente você já ouviu alguém dizendo que precisava ser mais resiliente. Mas, afinal, o que é resiliência? Como ela pode ajudar as pessoas?

Conheça o significado de resiliência e como ela pode te ajudar a transformar realidades difíceis em oportunidades

Com certeza você já ouviu falar sobre resiliência, principalmente no ambiente de trabalho. Em muitos momentos precisamos ter a capacidade de lidar com situações estressantes e transformá-las em oportunidades de crescimento.

Entretanto, é natural que o ser humano seja invadido pelo estresse e o desequilíbrio emocional diante das inúmeras cobranças do dia a dia. Tal cenário dificulta a tomada de decisão assertiva, bem como a implementação de soluções positivas.

Por isso, a resiliência tornou-se crucial na vida profissional e pessoal. Para você saber mais sobre o significado do conceito e como essa capacidade pode te ajudar a alcançar resultados construtivos, continue a leitura.

O que é resiliência?

Resiliência é a capacidade de suportar, recuperar e transformar situações de adversidade sem perder o equilíbrio emocional. Ou seja, é a habilidade de não se deixar dominar pelo estresse e pressão provenientes dos problemas existentes em momentos complexos.

Durante os últimos anos o significado de resiliência sofreu impactos sob perspectivas de diferentes áreas: física, psicologia, administração e ecologia. Porém, de forma geral, todas as variações remetem a ideia de enfrentar situações com flexibilidade, retornando ao seu estado de equilíbrio.

Apesar do conceito ter uma definição simples, sua aplicação é um grande desafio na sociedade atual. Por exemplo, como você se comporta quando surge um grande desafio profissional? Quando os prazos são curtos e as tarefas volumosas, você mantém a calma ou se deixa levar pela pressão?

A resiliência como agente de transformação

A resiliência é capaz de transformar realidades complexas em oportunidades de mudança construtiva. E a boa notícia é que isso é aplicável em várias situações:

  • Na escolha profissional
  • No preparo para uma promoção
  • Na recolocação no mercado
  • Em cargos de liderança ou de alto nível hierárquico
  • No comando de uma empresa
  • Na prática de esportes
  • Na construção de equipes de elevada performance
  • Em relacionamentos

Enfim, quanto mais resiliente você for diante de qualquer situação da vida, mais chance terá de alcançar o sucesso. A partir do momento em que o foco está na solução ou nas ferramentas disponíveis para resolver o problema, a vulnerabilidade ocasionada pelo estresse diminui, aumentando a chance de êxito.

Muitas pessoas não se dão conta dessa inflexibilidade diante dos obstáculos, se deixam levar pelo desânimo ou pela irritação e quando percebem, já estão totalmente dominadas pelo problema e seus limitantes. Se você for uma dessas pessoas que vive estressado e precisa de tempo para se reestruturar, fique atento. Os seus objetivos podem ficar comprometidos por falta de resiliência.

Ferramentas para desenvolver resiliência

Agora que você já sabe o que é resiliência e como ela ajuda na transformação de inúmeras situações, que tal aperfeiçoar essa capacidade? Desenvolver essa competência básica para o sucesso é mais simples do que pode parecer.

O primeiro passo é contar com um profissional especializado em gerar transformações de comportamento. Com a construção da conscientização e de novos hábitos, você irá fortificar os elementos que sustentam a resiliência:

  • Autoconhecimento
  • Foco
  • Compressão do contexto
  • Inteligência emocional
  • Controle de estímulos ou limitantes negativos
  • Visão analítica

O coaching é uma das ferramentas mais recomendadas quando o assunto é a construção de novos padrões mentais. Ele tem ajudado inúmeras empresas e executivos a atingirem resultados até então inesperados, usando como base o autoconhecimento e a inteligência emocional.

Ou seja, através dessa metodologia, você será capaz de aperfeiçoar não apenas a resiliência, mas também outros fatores cruciais para o sucesso, mesmo em contextos de adversidade.  Ligue para a Valiance Coaching e descubra como o nosso coach pode te ajudar a ser mais resiliente.

Para saber mais, acompanhe o nosso blog e curta nossa página no instagram. Invista em você para ir mais longe.