Apesar de muito se falar a respeito de valores, crenças e objetivos, ainda existem dúvidas. O resultado disso é que muitas vezes perdemos oportunidades de vivermos em condições melhores por não compreender ou identificar quais fatores influenciam a nossa vida.

Por exemplo, você sabe o que são valores? Sabe dizer quais deles movem a sua vida pessoal e profissional? Disciplina, eficiência, conforto, bem-estar, bondade, fidelidade e muitos outros. A lista de valores é extensa e engloba os mais diversos itens.

Pensando nisso, a Valiance Coaching – empresa especializada em coaching executivo e empresarial – preparou esse conteúdo para te ajudar a compreender melhor a sua “bússola interior”. Continue a leitura e descubra o que é mais importante para você.

Confira: Para quem o coaching é recomendado?

Afinal, o que são valores?

Os valores são um conjunto de princípios que orientam, guiam e moldam o comportamento das pessoas. Eles influenciam as condutas humanas ao mesmo tempo em que geram impactos internos – positivos e negativos – conforme o contexto vivido ou escolha realizada.

Por exemplo, um indivíduo que possui a família como um de seus valores mais fortes, pode ficar infeliz e insatisfeito ao vivenciar circunstâncias que o distancie dos familiares. Em outro caso, alguém que possui a segurança como valor prioritário pode desenvolver estresse elevado morando em locais de extrema violência.

Os valores são construídos ao longo de nossa vida, sofrendo interferência com o ambiente em que vivemos e das pessoas do nosso convívio. Por isso, é comum termos valores semelhantes aos dos nossos pais ou de grupos sociais que frequentamos. Outro ponto importante é que os valores podem se fortalecer ou enfraquecer conforme as experiências vividas.

Os valores podem mudar ao longo da vida?

Conforme o momento em que vivemos, os valores podem se tornar mais ou menos prioritários. Por exemplo, se um de seus valores for estabilidade mas você tiver alcançado um patamar profissional que lhe proporciona tranquilidade, outros valores podem se tornar mais forte, como a família.

Ou seja, possuímos uma hierarquia de valores que pode sofrer alterações com o tempo e entorno que nos rodeia. Pense na sua vida, ao longo dos últimos anos, você conseguiu notar a diferença entre os princípios que te norteavam?

Quer descobrir quais são os seus valores?

Conseguir compreender os próprios valores é crucial para quem quer assumir o protagonismo da própria vida e gerar transformações positivas. Quando vamos contra nossos princípios podemos desenvolver insatisfação, desmotivação, infelicidade e até angústia. Valorizar as opções que estão alinhadas com nossos valores, seja na vida pessoal ou profissional aumenta a satisfação, realização e engajamento.

Hoje, a metodologia do coaching é muito utilizada por todos aqueles que querem embarcar no autoconhecimento a fim de atingir novos resultados. Se você também está cansado de obter sempre os mesmos resultados, invista tempo e energia para encontrar a sua melhor versão. Priorize os seus projetos, a sua carreira e os seus interesses.

Para isso, você precisará de um coach qualificado capaz de utilizar ferramentas específicas para te ajudar a identificar valores, propósito de vida, fragilidades, talentos, características comportamentais, padrões de pensamento, interesses e objetivos. As sessões de coaching te darão o suporte necessário para traçar novas metas e desenvolver um plano de ação assertivo.

Não espere o a hora certa! Entre em contato com a equipe da Valiance Coaching para descobrir como o coaching pode te levar mais longe. Descubra os seus valores e saiba como alinhar as suas escolhas com os seus princípios.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos atualizados sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

3 benefícios do coaching para ir mais longe 

Coaching a distância funciona? 

Por que contratar a Valiance Coaching?