Cada vez mais empresas investem em coaching e liderança para garantir resultados assertivos e rentabilidade. Mas, será que vale a pena? Você sabe como o coaching pode ajudar a desenvolver bons líderes no mercado? E mais, será que apenas profissionais em posição de gestão e direção precisam aprimorar essa habilidade?

Atualmente, as vagas no mercado de trabalho são cada vez mais limitadas aos profissionais que se destacam diante da volumosa concorrência. Por isso, engana-se quem pensa que apenas executivos em cargos de liderança precisam se desenvolver.

O mercado exige cada vez mais competências dos profissionais que querem se destacar. Como exemplo, podemos citar a capacidade de ser um bom líder. Nesse sentido, vale ressaltar que isso não é benéfico apenas para as empresas, afinal, ao tornar-se um líder você terá mais ferramentas para gerir a própria carreira.

Quer aumentar as suas chances de sucesso? A Valiance Coaching trouxe para você 3 competências de bons líderes que são desenvolvidas através das sessões de coaching. Continue a leitura e alavanque a sua carreira!

Confira 3 competências da liderança que são desenvolvidas pelo coaching

1. Autoconhecimento: pessoal e profissional

Provavelmente você já ouviu falar que o autoconhecimento é o primeiro passo para o desenvolvimento da liderança. Essa afirmação é verdadeira e deveria ser levada a sério por todos os profissionais que querem crescer na carreira.

Através das sessões de coaching, o coachee (cliente) entra em um processo de reflexão para compreender suas características pessoais e profissionais. Quais são os pontos fortes que elevam as entregas realizadas? Quais são os pontos fortes que atrapalham no relacionamento com pares ou liderados? Quais são os comportamentos e reações prejudiciais?

Uma vez que o profissional conheci a si mesmo, ele consegue dominar seus limitantes e utilizar ferramentas para potencializar os seus talentos. Além disso, passa a valorizar comportamentos alinhados aos seus propósitos, aumentando as probabilidades de sucesso.

2. Relações interpessoais e gestão do capital humano

Todo líder precisa saber se comunicar, conviver com outras pessoas, respeitas opiniões e identificar pontos fortes e fracos na equipe. Por isso, é preciso trabalhar as relações interpessoais ao mesmo tempo em que aprende a gerir o capital humano com assertividade.

Com as sessões de coaching os profissionais aprenderam a conviver melhor com os pares e liderados. Por meio da empatia, os líderes aprendem a se colocar no lugar do próximo. Com isso, conseguem enxergar as situações sob diferentes perspectivas, fator que ajuda a evitar conflitos improdutivos.

3. Planejamento e resultados

Sabemos que os líderes possuem uma agenda repleta de compromissos e responsabilidades. Tal fator muitas vezes dificulta o desenvolvimento da equipe ou a implementação de projetos importantes. Nesse sentido, o coaching ajuda a aprimorar a gestão de tempo, a identificação de prioridades, a arte de delegar tarefas e de manter o foco nos prazos.

Complementando esse contexto, o coaching tem como objetivo levar o cliente do ponto A ao ponto B. Para isso, aplica ferramentas que ensinam a estabelecer metas e objetivos reais, plano de ação assertivo e comportamento alinhado com o contexto. Dessa forma, torna-se possível aumentar o desempenho, engajamento e energia nas atividades necessárias para conseguir resultados concretos.

Coaching e liderança: uma relação de sucesso!

Agora que você já sabe a importância de desenvolver as habilidades da liderança para se destacar no mercado de trabalho e a relação entre coaching e liderança, que tal conversar com quem é referência no assunto?

A Valiance Coaching atua há anos no meio corporativo, auxiliando times de alta performance e preparando executivos para alcançar o próximo nivel. Com experiência consolidada, resultados confirmados e sessões estruturadas para o seu autoconhecimento, nosso coach está te esperando para começar uma transformação, está preparado?

E lembre-se de se inscrever em nossa newsletter para continuar recebendo material de desenvolvimento profissional!

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Como ser um bom líder e se destacar no mercado 

Saiba como são formadas as equipes de alta performance