Você já parou para pensar como o ambiente influencia as suas decisões? Quantas vezes você ouviu conselhos de outras pessoas e optou por mudar de caminho? Qual a importância que você deu para as informações externas ao escolher uma profissão? Como foi construída a sua carreira profissional? Não há dúvidas que nós somos sofremos interferências do ambiente desde que nascemos.

Ao falar de vida profissional, a sociedade, o mercado, os pais, os colegas, líderes, mentores e a mídia são grandes influenciadores. Por isso, precisamos estar conscientes para compreender se essas interferências estão sendo positivas ou negativas.

Uma vez que assumimos o protagonismo da nossa carreira, assim como da nossa vida, colocamos os nossos interesses, valores e talentos em primeiro lugar. Com isso, conseguimos construir projetos alinhados com as próprias preferências, fator que aumenta as chances de sucesso.

Continue a leitura para descobrir se a sua carreira está sendo influenciada positivamente. Encontre a melhor versão de si mesmo e alcance novas oportunidades profissionais. Leia também sobre a importância do autoconhecimento profissional para alavancar a sua carreira.

Fique atento para não deixar a sua carreira profissional ser direcionada por outras pessoas

Hoje, quem comanda a sua carreira? Você toma as decisões, traça metas de desenvolvimento e objetivos de novos desafios ou apenas espera as oportunidades virem até você? Reflita sobre essas e outras questões a respeito da sua situação profissional atual.

Com a correria do dia a dia e as inúmeras informações que nos rodeiam o tempo inteiro, muitas vezes deixamos de assumir o controle da nossa própria vida. Tomamos decisões inconscientes, levando em conta os estímulos externos. Mas, será que é isso que você quer?

Você gosta do que faz?

Ainda jovens precisamos escolher uma profissão, prestar vestibular, terminar a faculdade com um bom emprego e se dedicar para conseguir promoções evolutivas. É comum sofrermos influências dos pais na hora de escolher um caminho profissional, seja de forma direta ou indireta. Nos casos onde os pais construíram carreiras sólidas, a interferência pode ser ainda maior.

Em outros casos, as escolhas são feitas com base no mercado. Os estudantes procuram as profissões que estão em alta, possuem mais oferta no mercado, bem como um salário mais atrativo. Em alguns casos, o dinheiro acaba falando mais alto que os próprios interesses.

Nos dias de hoje conseguimos ver o resultado dessas escolhas influenciadas: muitos profissionais infelizes com sua carreira, realizando atividades que não gostam. Você também faz parte desse grupo? Qual é a sua satisfação com a ocupação atual?

Quem são os seus mentores ou exemplos?

Calma, nem tudo é influência negativa. Por isso precisamos saber escolher o que queremos em nossa carreira profissional. Quando contamos com o apoio de bons exemplos, inspirações e mentores, conseguimos utilizar os conselhos e as interferências de forma positiva.

Por exemplo, da mesma forma que um jovem pode se sentir pressionado ao seguir a carreira dos pais, outro pode se sentir inspirado por ver um exemplo de sucesso. Quando há uma identificação pessoal com a profissão dos pais, os conselhos, os comentários e as dicas podem se tornar impulsionadores de carreira, favorecendo a formação e o desenvolvimento do profissional.

Por isso, é importante você entender o que realmente gosta de fazer, onde quer chegar e quais são os seus valores. Com isso, você conseguirá identificar mentores e exemplos que serão capazes de inspirar a sua carreira. Observe o que eles fizeram, como agiram, como se planejaram e no que acreditam. Conselhos construtivos e alinhados com a nosso propósito pode servir como uma alavanca poderosa.

Assuma o controle da sua carreira

O autoconhecimento é a ferramenta mais utilizada para todos que querem assumir o protagonismo da própria vida, seja ela profissional, pessoal ou social. Quando nos conhecemos, tomamos a consciência de nossas fraquezas, potenciais, valores, interesses e objetivos.

Dessa forma, nos tornamos mais atentos às influências externas que nos rodeiam, evitando que as informações negativas ou desalinhadas ao nosso propósito gerem efeitos negativos. Por outro lado, aprendemos a identificar e valorizar as pessoas, conselhos e exemplos que nos ajudam a ir em direção as nossas metas.

Está pronto para transformar a sua carreira profissional? Entre em contato com a Valiance Coaching e confira como o autoconhecimento pode te ajudar a mudar o cenário atual.

Para receber mais conteúdo sobre desenvolvimento profissional, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Autoconhecimento: o segredo para conquistar novas oportunidades

Comece a planejar o seu futuro profissional

Como ser um bom líder e se destacar no mercado