Uma das relações mais delicadas que enfrentamos no ambiente de trabalho é a que mantemos com o superior. Tem até gente que, inclusive, se reporta para mais de uma pessoa, o que pode causar conflitos e até mal-entendidos se a comunicação for ineficiente. Em situações assim, uma das questões mais importantes para se refletir é: como faço para me dar bem com meus chefes? Se essa é a sua dúvida, preste atenção nessas 7 dicas para conquistar uma convivência mais agradável no escritório.

Relações interpessoais são difíceis, principalmente se envolve hierarquia. Tem quem goste de se aproximar das pessoas com quem trabalha, e isso pode gerar certa confusão. Quer ver? Se o chefe critica o desempenho, leva-se para o lado pessoal; se ele elogia, relaxa-se demais no dia a dia. Encontrar o equilíbrio é o ideal.
Acompanhe algumas dicas de como se destacar.

7 respostas para a pergunta: Como faço para me dar bem com meus chefes?

1. Comunicação – Assim que você começa a trabalhar em uma empresa e percebe que terá um ou mais superiores, pergunte como eles gostam de se comunicar. Se pessoalmente, ou por e-mail. É importante alinhar, também, como fornecer o update do seu trabalho, para que você transmita com precisão as informações de que eles precisam.

2. Faça o seu trabalho – Dica óbvia, simples e muito eficiente! Se você quer saber como fazer para se dar bem com os seus chefes, a primeira atitude é cumprir com as suas responsabilidades. Seja pontual e assertivo nas tarefas que lhe cabem. Essa postura já vai chamar a atenção dos seus superiores de modo bastante positivo.

Baixe o Ebook Gratuito: Alta Performance De Equipes Para Gerentes De RH: 10 Dicas Infalíveis!

 

3. Foque nos pontos positivos – Se o seu chefe é uma pessoa difícil, tente não dar atenção aos defeitos dele. Procure observá-lo para encontrar pontos nos quais você pode se espelhar e até admirá-lo, como a trajetória na carreira, a maneira com a qual ele lida com os problemas, ou qualquer outro detalhe que chame a sua atenção. Preste atenção no lado bom.

4. Confiança – Uma boa relação com os chefes envolve confiança, por isso nunca esconda problemas ou erros. Se sentir que não está dando conta de algo, ou que alguma coisa deu errado, avise-o. Não deixe que ele o surpreenda varrendo os deslizes para debaixo do tapete.

5. Proatividade – Prontifique-se a realizar novas tarefas e assumir responsabilidades, mas tome cuidado para não ficar atolado de trabalho e não conseguir entregar o que é pedido. Saiba medir e reconhecer o seu limite.

6. Busque soluções por conta própria – Antes de levar algum problema aos chefes, tente pensar em alternativas. Mesmo que você não possa tomar nenhuma decisão sozinho, é sempre bom apresentar o problema seguido de uma solução.

7. Não entre em conflitos – Principalmente quem quer saber como se dar bem com os chefes deve prestar atenção a essa dica. Muitas vezes os líderes discutem. Não entre na briga e fuja das discussões. A última coisa que você precisa é ganhar a confiança de um e entrar para a lista negra do outro.

Se você é um funcionário que se pergunta “Como faço para me dar bem com meus chefes”, já estará a meio caminho andado se se orientar por essas dicas. Mostrar interesse conquista muito a confiança de um superior. Explore seus dons interpessoais e mãos à obra!