Com os avanços no mercado ficou mais fácil realizar transições de carreira ou até mesmo de profissão. Hoje, os profissionais não precisam mais se sacrificar em funções que não estão alinhadas com os objetivos de vida. Mas, para isso, é essencial saber como mudar de carreira.

Saber quais os passos que englobam esse processo faz toda a diferença para que os resultados sejam positivos. Afinal, com suporte e informação você conseguirá traçar um plano de ação estruturado que te dará mais segurança e confiança.

Vale lembrar que toda mudança é difícil no começo, porém, com energia, foco, autoconfiança e conhecimento, é possível alcançar grandes conquistas. Se você já sabe qual é a mudança que quer realizar na sua carreira, continue com a gente e descubra como colocar isso em prática.

Agora, se você ainda está na dúvida, leia também: 3 sinais de que é hora de transformar a sua carreira para ser feliz.

Não deixe para amanhã, comece o seu planejamento hoje.

Isso mesmo, se você tem o hábito de procrastinar, essa é a primeira mudança. Para  que a sua transição traga ganhos concretos, você precisa assumir a frente do processo e colocar em prática as ações necessárias, caso contrário, continuará no mesmo lugar.

Se você está preparado para ir em busca de seus objetivos e novas oportunidades, pegue um papel e uma caneta. Fique atento aos passos necessários para mudar de carreira:

1. Trabalhe o mindset de crescimento

Mudar exige flexibilidade. Por isso, esteja aberto aos desafios e erros que fazem parte da transição. Nesse sentido, é importante que você desenvolva pensamentos vinculados a uma mentalidade de crescimento ou flexibilidade.

É provável que no início da nova trajetória os ganhos sejam menores e as incertezas maiores. Porém, com dedicação, foco e engajamento a carreira tende a se consolidar novamente. Criar hábitos de sucesso e uma mente voltada para o aprendizado são fatores essenciais para alcançar resultados positivos.

2. Pesquise sobre o novo mercado

Para mudar de carreira com segurança, você precisará pesquisar as características do novo mercado. Compreender qual é o perfil profissional desse ramo de atividade, assim como os requisitos mais valorizados pelas empresas.

É preciso ter atenção aos detalhes e, de preferência, conversar com outras pessoas que já estejam inseridas nesse mercado. Com isso, você conseguirá ter mais detalhes sobre a realidade da profissão e das funções, evitando futuras frustrações.

3. Busque atualizações

Não é novidade que com tamanha competitividade e dinâmicas transformações na forma de realizar atividades, todos nós precisamos buscar atualizações com frequência. Entretanto, para quem quer mudar de carreira, esse item é mais do que necessário.

É recomendado mergulhar o máximo possível na nova área. Participar de cursos, palestras, workshops, ler livros, entre outros. Resumindo, busque todo tipo de conteúdo que estiver a sua disposição. Quanto mais você souber, mais chances terá de se consolidar nessa nova caminhada.

4. Desenvolva o autoconhecimento

Antes de mais nada, você precisa se conhecer. Ao compreender algumas questões básicas – o que gosta de fazer, onde quer estar daqui 5 anos, quais são os seus pontos fortes – você conseguirá encontrar um norteador. Sem isso, haverá um risco nas novas escolhas.

Uma das melhores maneiras de desenvolver o autoconhecimento é contar com o apoio de profissionais com experiência no assunto. Atualmente, o coaching é uma das ferramentas mais procuradas pelos executivos em transição de carreira.

A Valiance Coaching possui soluções voltadas especialmente para ajudar executivos a melhorar o autoconhecimento. Entre em contato e saiba como mudar de carreira de forma assertiva.

Para saber mais sobre desenvolvimento profissional, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no instagram.