Você sabe como se autoconhecer? O processo de autoconhecimento é mais complexo do que parece, pois exige comprometimento, ação e coragem. Ele é muito mais amplo do que simplesmente parar por alguns minutos para refletir sobre pontos fortes e fracos. Pensando nisso, a Valiance Coaching – empresa especializada em coaching para executivos – trouxe 4 dicas infalíveis que irão te ajudar a descobrir como se autoconhecer na prática.

Conhecer a si mesmo inclui compreender os próprios valores, crenças, objetivos, propósitos, perfil comportamental e muitos outros elementos. Ao compreender as características que fazem você ser, pensar e agir de determinada maneira, você assume o papel de protagonista da própria vida. Já pensou como isso poderia ser vantajoso?

Aproveite a oportunidade. Continue a leitura e descubra como colocar em prática o autoconhecimento através dessas 4 dicas infalíveis! E se você quer evoluir na carreira, leia também: Contrate a Valiance Coaching para eliminar os medos profissionais

1.Reflita sobre a sua própria história

O primeiro passo a passo para colocar o autoconhecimento em prática é questionar-se sobre a própria história: o quanto você se conhece? Como você contaria a história da sua vida hoje? Sabe quais são os principais acontecimentos?

Compreender a própria trajetória, dominando os momentos mais marcantes, as vitórias e os obstáculos superados é importante para conseguir encontrar o seu ponto de partida. Lembre-se que antes de pensar sobre onde queremos ir, é necessário ter clareza sobre onde estamos e como chegamos até aqui.

Com base na nossa trajetória torna-se possível analisar comportamentos, talentos, limitantes e valorizar tudo que já foi conquistado. Isso dará forças e servirá como motivação para dar os próximos passos. Por isso, se você quer se autoconhecer, comece a refletir sobre a história que está escrevendo.

2.Reconheça a necessidade e a importância das mudanças

Quantas vezes você já quis mudar algo em sua vida mas ficou com medo? Sim, muitas vezes esse medo de não ter o suficiente ou até mesmo de não ser o suficiente para lidar com determinada transformação acaba nos paralisando. E o resultado? Nenhum. Simplesmente continuamos seguindo o mesmo caminho, com as mesmas escolhas e nos submetendo aos mesmos contextos.

Por isso, é crucial que você reconheça a necessidade e a importância da mudança, acredite que ela é possível e que você tem o potencial para seguir a sua intuição. Com a ajuda de profissionais especializados essa mudança pode se tornar ainda mais rápida e segura!

Como a Valiance Coaching pode te levar mais longe?

3.Desafie a sua zona de conforto

Você está acomodado na sua zona de conforto? Se a resposta for sim, prepare-se para desafiar o seu padrão de pensamento. O autoconhecimento é um processo dinâmico que engloba ação e engajamento constante para realizar mudanças em si mesmo, lidando com alguns elementos familiares e outros desconhecidos.

Nesse sentido, colocá-lo em prática significa desafiar os próprios limites, aceitar novos questionamentos, atitudes e condutas. É encarar os defeitos pessoais e estar disposto a mudá-los. Você está preparado?

4.Peça e aceite feedbacks

Outra dica é pedir feedbacks das pessoas que fazem parte do seu ciclo de convivência. Faça perguntas a respeito dos seus pontos fortes, fracos e das características que são marcantes em você. Analise as respostas para poder comparar a sua perspectiva interna com a externa – impressão, imagem que passamos.

A visão externa pode ser um grande aliado para nos mostrar potenciais que não estamos valorizando ou defeitos que precisamos corrigir. Estar preparado para aceitar feedbacks com maturidade é crucial para que as respostas obtidas funcionem de forma construtiva.

É preciso coragem para ser imperfeito. Aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou.

Brené Brown

Acelere os resultados

Agora que você já sabe como se autoconhecer com dicas práticas, que tal conversar com um profissional especializado no assunto? Com o suporte de um coach experiente você consegue acelerar os resultados, utilizar ferramentas mais assertivas e realizar reflexões mais profundas a respeito das suas crenças, valores, talentos e limitadores.

A Valiance Coaching te ajuda a encontrar a melhor versão de si mesmo. Converse com a nossa equipe e descubra as soluções que temos para te levar mais longe. E lembre-se, para continuar recebendo conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Comece a planejar o seu futuro profissional

4 sinais que você precisa de coaching