Você sabia que o coaching está sendo cada vez mais utilizado por equipes vencedoras no mundo dos esportes? Não fique de fora, descubra como a ferramenta pode ajudar o seu time a conquistar o próximo pódio.

Saiba como o coaching está ajudando equipes vencedoras e aproveite esses benefícios para aumentar a performance do seu time

Nos últimos anos, o coaching esportivo tem sido valorizado por atletas e equipes que precisam aprimorar performance para grandes campeonatos. Os benefícios são incontestáveis, resultando em mudança de comportamento e até mesmo vitória. Um dos exemplos de sucesso é a atleta de judô Rafaela Silva que após a contratação de um coach conseguiu subir ao pódio olímpico.

Na Copa de 2018 foi possível notar alguns times que começaram a incluir o coaching no processo de preparo dos atletas. Como exemplo, podemos citar o time do México. Tal seleção optou por um profissional especializado em coaching esportivo para garantir a motivação e o foco no objetivo traçado.

E você, já sabe quais os benefícios que o coaching pode trazer para a sua equipe? Continue a leitura e descubra como preparar um time campeão. Para ir além, confira também: Coaching esportivo – melhore a sua performance.

O coaching na construção de equipes vencedoras

Como está a performance e o entrosamento da sua equipe hoje? Os jogadores conseguem criar estratégias? O ambiente atual está favorável para o trabalho em equipe? A pressão dos campeonatos acaba diminuindo a confiança do time?

Existem muitos fatores que podem influenciar de forma negativa o desempenho de equipes vencedoras. Por isso, é importante que os atletas e técnico estejam atentos a tudo que for limitante. Não basta apenas treinar as técnicas esportivas incansavelmente. Com cenários cada vez mais competitivos, tornou-se necessário trabalhar a comunicação, a empatia, o equilíbrio emocional geral e individual, questões comportamentais, além do autoconhecimento.

Por isso, o coaching é uma excelente opção para atletas e equipes que querem alcançar o próximo nível. Através da ajuda de um profissional especializado, os jogadores passam a desenvolver reflexões acerca dos próprios potenciais, dos pontos a serem melhorados, assim como dos comportamentos atuais limitantes.

Além disso, o coach norteia os times para que o planejamento, as metas e as ações necessárias possam ser estabelecidas de forma consciente e transparente. Afinal, a base do sucesso é ter um caminho estabelecido e compartilhado.

Os benefícios que podem levar ao pódio

Para ter uma equipe vencedora, você precisará selecionar e potencializar os atletas com atenção. Primeiramente, é necessário que eles apresentem as habilidades consideradas cruciais para a modalidade esportiva em questão. Feito isso, você precisará trabalhar questões comportamentais e emocionais para que eles possam superar as situações de adversidade sem perder o rendimento.

Nesse momento, o suporte de um coach com experiência e conhecimento permite que os atletas aproveitem ao máximo os benefícios que o coaching esportivo tem a oferecer. Dessa parceria são esperados os seguintes resultados:

  • Desenvolvimento de uma comunicação transparente e objetiva;
  • Estabelecimento de metas e ações;
  • Entrosamento e aperfeiçoamento do trabalho em equipe;
  • Evolução comportamental;
  • Amadurecimento da equipe;
  • Concentração e dedicação para alcançar os resultados estabelecidos;
  • Autoconfiança coletiva;
  • Autoconhecimento;
  • Redução dos fatores limitantes;
  • Comando das emoções;
  • Ferramentas para usar derrotas de forma construtiva nos próximos desafios.

Ou seja, a sua equipe dominará ferramentas que farão toda a diferença diante dos adversários. Já imaginou quantos obstáculos poderiam ser eliminados nesse processo de desenvolvimento? Leve a sua equipe para o próximo nível.

Para saber mais sobre os benefícios do coaching esportivo na construção de equipes vencedoras, entre em contato com a Valiance Coaching. Nós temos as soluções ideias para o seu time.

Gostou? Quer continuar acompanhando as tendências para atletas de alta performance? É só curtir a nossa página no instagram e acompanhar as novidades.