O atleta de alta performance precisa ser fiel à sua rotina e às orientações físicas e nutricionais. Exercícios de alta performance exigem muito do corpo. Com o foco necessário, o atleta consegue ultrapassar os seus limites.

De dietas especiais a banhos gelados, já ouvimos sobre o que um atleta de alta performance precisa para ganhar vantagem competitiva. Como benefícios, ele construirá músculos, ganhará velocidade e melhorará a agilidade – modos benéficos de melhorar o desempenho atlético.

Só que para dominar o corpo e a modalidade na qual você tem interesse é preciso muito mais do que simplesmente desenvolver o físico. Você está pronto para elevar seu desempenho ao próximo nível? Conheça os 4 fundamentos que determinam o sucesso de todo atleta de alta performance.

  1. Fundamentos da modalidade

Para se tornar um atleta de alta performance, é preciso ter o apoio de um técnico especialista na sua modalidade e de preferência com experiência na preparação de atletas de alto nível. O acompanhamento deste profissional vai além de um simples treino diário: trata-se de um treinamento das mais variadas técnicas do seu esporte, (drible, cobrança de faltas, voleio, saque, golpes, passes, tackle, etc, etc…) em conjunto com um treino físico sistematizado para que o corpo possa se transformar e se adaptar à nova natureza fisiológica e química, promovendo a melhora no desempenho de modalidades específicas.

  1. Domínio em aplicar corretamente os fundamentos da modalidade

Usar estrategicamente os fundamentos de cada modalidade, isto é, usar o fundamento certo e no momento certo, fará diferença quando o atleta iniciar o seu treino e sobretudo quando ele estiver no meio de uma disputa. Cada esporte tem uma peculiaridade diferente. Por isso é importante o acompanhamento de um técnico profissional ao lado do atleta, para que juntos possam determinar qual a melhor estratégia para cada disputa, adversário ou momento da competição, independentemente da modalidade escolhida.

  1. Condicionamento físico de um atleta

Ser um atleta de alta performance é sinônimo de preparo e condicionamento físico acima de qualquer média, por isso estaria quase de mais dizer que o condicionamento físico é determinante para o sucesso ou fracasso de um atleta. Quanto mais você usar seus músculos, mais aptos eles estarão para sua modalidade. Praticando movimentos característicos do seu esporte, e complementando eles com exercícios de musculação e treinos aeróbicos, você usa múltiplas partes do corpo ao mesmo tempo, melhorando assim o seu condicionamento e preparo físico. É esse trabalho em conjunto que ajudará a construir seu corpo e força para a sua modalidade.

O treinamento desportivo vem evoluindo cada vez mais nos últimos anos. O atleta de alta performance tem o auxílio da tecnologia e o suporte de grandes avanços nas pesquisas das ciências do esporte, dentre elas a fisiologia do exercício, psicologia do esporte, nutrição e muito mais.

  1. Inteligência emocional

Essas habilidades incluem conscientização, atenção e tomada de decisão. Elas são benéficas para identificar as principais oportunidades do esporte, filtrar distrações, responder mais rapidamente aos obstáculos e prever os movimentos do seu oponente.

O acompanhamento de um especialista em performance para atletas profissionais é essencial para avaliar e remover as suas principais barreiras emocionais para superar seus limites e atingir um novo patamar de desempenho. A biografia de vários atletas professionais já revelou que o principal adversário a ser superado primeiramente é o adversário interno, a nossa própria mente. Vários esportistas se focam muito mais nos seus treinos técnicos/táticos e encontram dificuldades em conciliar o tempo que têm, para treinar suas habilidades emocionais, até perceberem que no fundo eles estão perdendo para eles mesmos e não para seus adversários.

 

Com organização de horários e treinamento orientado, você conseguirá atingir os seus objetivos e ser um atleta de alta performance. O treinamento técnico, tático e físico aliado ao treino mental é a fórmula para atingir os mais altos níveis de desempenho.

Você quer saber mais sobre como ser um atleta de alta performance capacitado? Confira o nosso trabalho de Coaching para Atletas e saiba como podemos te ajudar.

Conte aqui nos comentários qual a sua maior dificuldade para ir além.