Mundo corporativo é sinônimo de competição e concorrência. Nesse cenário, em que a rápida movimentação do mercado exige preparo das empresas, estrutura modernizada e colaboradores constantemente capacitados para entregarem resultados com cada vez mais qualidade, o funcionário que não estiver bem preparado é rapidamente substituído por outro mais qualificado.

Para evitar turnovers* reflexos de despreparo e desinteresse, uma das soluções encontradas pelas empresas são os treinamentos de funcionários, tanto dos novos quanto dos que têm mais tempo de casa, visando ao aperfeiçoamento global da equipe.

Entretanto, é preciso ficar claro que treinar é muito mais do que promover palestras. Trata-se de uma ação estratégica para desenvolver novas habilidades e comportamentos, aprimorar os processos e integrar os envolvidos – etapas essenciais ao crescimento de qualquer negócio. Investir no colaborador é o primeiro passo das empresas que, além do lucro, também se preocupam com a qualidade vida.

Pensando em tudo isso, conheça cinco motivos para as empresas investirem no treinamento de funcionários:

  1. Adote a cultura da inovação

A cultura da inovação faz parte do DNA da sua empresa? Se você hesitou em responder, atenção! A inovação deve ser uma virtude da cultura organizacional, com incentivo permanente à capacitação e ao treinamento dos funcionários. Promova campanhas com ações de endomarketing sobre o tema e estude a possibilidade de implementar uma política de bonificação aos profissionais que realizarem cursos de qualificação. Não existe transformação se não houver qualificação em gestão de pessoas.

  1. Apresente oportunidades e não ferramentas

Para que as mudanças que você deseja implementar façam sentido aos seus funcionários, é preciso que elas façam sentido para o dia a dia de cada um. Mostre por que incorporar novas tecnologias, por exemplo, pode ser vantajoso tanto ao pessoal de T.I quanto ao de Marketing. Seus colaboradores precisam entender o que você está oferecendo e saber que terão benefícios com as novidades implementadas.

  1. Organize visitas a empresas parceiras

Você sabia que intercâmbios que incluem visitas a empresas parceiras, como fornecedores ou clientes corporativos, despertam novas ideias e motivam o time? A troca de ideias e experiências é uma ótima maneira de treinar funcionários. O nível de eficiência é elevado e os custos são baixos.

  1. Incentive a troca de conhecimento

Convide os funcionários mais experientes a ministrarem cursos sobre as tecnologias empresariais aos recém-chegados, ou a quem apresenta dificuldade para manusear tais recursos, por meio de um projeto de tutoria. A atitude é bem recebida pelo colaborador-palestrante, que se sente valorizado por saber que seu desempenho está sendo observado e bem avaliado, e pelo novato, que se sente seguro por saber que terá respaldo nos primeiros meses na nova empresa.

  1. Conte com a ajuda de especialistas

Os resultados obtidos por meio de capacitação para equipes podem ser potencializados com o processo de coaching, totalmente eficaz, que possibilita a transformação e o desenvolvimento de indivíduos tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Os coachees aprendem a traçar metas diárias, listar prioridades, se autoavaliarem e manterem um diálogo cada vez mais constante com seus gestores, a fim de receberem feedbacks voltados para o aumento da produtividade.

Esses são os cinco principais motivos pelos quais sua empresa deve investir no treinamento constante dos seus funcionários. Experimente segui-los e sinta a diferença. Confira no link o trabalho que a Valiance Coaching desenvolve e saiba como podemos te ajudar.

———————–

*Conceito relacionado à rotatividade de funcionários em uma empresa.