Você sabe para quem o coaching é recomendado? Entenda como ele pode ser a ferramenta ideal para te ajudar a trocar a zona de conforto por resultados concretos. Transformar a maneira com que vemos os fatos é o primeiro passo para traçarmos uma estratégia que nos leve aos nossos propósitos.

Você precisa de coaching? Já se questionou como a ferramenta poderia te ajudar? Descubra para quem o coaching é recomendado.

Ao longo da vida inúmeros questionamentos surgem em nossas mentes, em especial nos momentos complexos que envolvem decisões sobre o futuro. Nessas situações é comum nos perguntarmos coisas como:

“Quais são meus objetivos pessoais e como conseguirei alcança-los?”
“Qual é a melhor maneira de liderar minha equipe? Quais habilidades preciso desenvolver? ”
“Como alcançar a vaga dos sonhos?”
“O que fazer para ser mais estratégico e menos operacional? ”
“Qual a melhor maneira para auxiliar meu filho na escolha de sua vida profissional? ”
“Como impulsionar minha performance em uma competição?”

Acreditar que o coaching é recomendado apenas para quem vai mal é um grande erro que pode fazer você perder grandes oportunidades. Continue lendo esse post para saber mais.

Correção ou prevenção?

Falta de oportunidades, baixo desempenho, situações insatisfatórias e carreiras sem rumo. Muitas pessoas ainda acreditam que o coaching só é recomendado em momentos onde nos deparamos com um desses cenários. Se você já pensou dessa forma, chegou a hora de modificar esse pensamento.

O coaching é uma importante metodologia de construção de ação que pode ser aplicada em qualquer momento da vida e para qualquer pessoa, independentemente de seu interesse. Ela auxilia em fases complexas onde precisamos solucionar um contratempo ou melhorar nossos resultados, mas, também pode ser usada no planejamento do futuro.

Estamos acostumados a corrigir os problemas depois que eles aparecem e minam nossas energias. Entretanto, é possível trabalhar na prevenção. Você já viveu alguma situação que poderia ter sido antecipada? Um obstáculo que poderia ter sido evitado se você tivesse melhorado seus resultados antes? Ou até mesmo uma conquista que poderia chegar mais rápido se você tivesse feito diferente?

O coaching nos permite observar nossas próprias ações, limitações e potenciais, ao mesmo tempo que nos ensina a ter foco em objetivos definidos. Com ele, podemos refletir, aprender, agir, mudar e alcançar resultados através de escolhas conscientes de onde queremos ir.

Quando usá-lo?

O coaching pode ser contratado quando houver a necessidade de um profissional que norteie o processo de aprendizado rumo a uma conquista, seja qual for. Nesse sentido, podemos citar alguns exemplos comuns de utilização para te ajudar ainda mais.

  1. Executivos

A ferramenta é muito utilizada no mundo corporativo. Nesse contexto, você pode precisar de um coach para: alavancar sua performance, se preparar para conquistar um cargo específico, fazer uma transição de carreira, desenvolver novas competências, aperfeiçoar as habilidades de liderança e autoconfiança.

Ou seja, sempre que você quiser dar um passo adiante em sua vida profissional, o coaching é recomendado para facilitar a sua caminhada.

  1. Estudantes

Se você é estudante ou pai de alunos no colegial, você entra na lista para quem o coaching é recomendado. Ele será um diferencial nessa fase de tomada de decisão sobre qual carreira seguir. Por ser um processo complexo com impactos no futuro, é fundamental que seja trabalhado o autoconhecimento, a inteligência emocional, talentos, limitações e estilo de vida desejado.

Sem a ajuda de um profissional, as escolhas podem ser feitas sem uma consciência das características naturais de cada um, o que pode acarretar insatisfação logo no início da carreira.

  1. Atletas

O coaching também é muito recomendado para atletas, uma vez que trabalha a mente – o equilíbrio emocional primordial para a vitória. Nas sessões, o atleta trabalha com o coach o seu autoconhecimento, compreendendo melhor as limitações que acabam prejudicando a performance.

Para saber mais, veja também: 3 maneiras de descobrir se você precisa de coaching para ir além.

Gostou? Você também pode se beneficiar com o coaching. Entre em contato com a Valiance Coaching e comece um plano de ação para atingir suas metas.