Mas, afinal, coaching a distância funciona? Descubra quais são as principais vantagens e desvantagens desse modelo.

Conheça a modalidade que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e descubra se coaching a distância funciona

Com a chegada da era digital, muitas atividades sofreram mudanças significativas. Atividades que antes só poderiam ser realizadas presencialmente, passaram a ser feitas a distância através do uso da internet.

Hoje, é comum as pessoas realizarem através de plataformas online atividades como cursos ou reuniões de trabalho. Além dessas atividades, está cada vez mais comum a utilização da tecnologia para realizar sessões de coaching online. Mas, será que isso funciona?

Será que o coaching a distância possui os mesmos benefícios que o coaching presencial? O que você acha sobre isso?

Em posts anteriores falamos sobre o real significado do coaching e sobre alguns mitos básicos que rodeiam a metodologia. Agora chegou a hora de falarmos sobre um assunto que está em alta e que ainda gera muitas dúvidas: o coaching a distância

O que é coaching a distância?

O coaching a distância é uma modalidade realizada de maneira remota com o mesmo objetivo da presencial. Ou seja, através de sessões, o coach guia o coachee em uma jornada de autoconhecimento para que ele seja capaz de traçar novas metas e realizar ações assertivas rumo ao objetivo final.

Nota-se que a diferença entre o coaching a distância e o presencial está no formato em que acontecem as sessões. Enquanto o primeiro permite que esses encontros sejam realizados de forma virtual, seja por telefone ou videoconferência, o segundo exige a presença física de ambos os envolvidos.

Vale reforçar que para esse modelo ser produtivo, você precisa investir em um profissional experiente e de qualidade. Uma vez que a base da metodologia é a conexão entre o você e o coach, o processo a distância envolve habilidade e atenção redobrada por parte do profissional.

Sem isso, a qualidade dos encontros pode ser comprometida, assim como a evolução dos resultados provenientes das atividades ou reflexões. É preciso escolher com cuidado para que você possa de fato atingir seus objetivos. Para entender melhor, recomendamos que você leia Investimento estratégico: a importância de escolher um bom coach.

Principais vantagens

O coaching a distância apresenta algumas vantagens que atraem muitas pessoas nos dias atuais. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

  • Gestão do tempo
  • Comodidade
  • Economia

O fato de a sessão acontecer a distância, permite que você e o profissional tenham maior economia, comodidade e uma melhor gestão do tempo, pois não há a necessidade de locomoção até um lugar específico.

Principais desvantagens

Entretanto, existem desvantagens que precisam ser levadas em conta. O coaching é uma metodologia que tem como essência a conexão humana, o fato do coaching acontecer a distância pode ser um impactante no processo. Por isso reforçamos a importância de escolher um profissional que tenha conhecimento e experiência suficiente para manter a qualidade do processo.

Outras desvantagens estão relacionadas a estrutura disponível para viabilizar os encontros. Confira:

  • Conexão humana digital
  • Ruídos de comunicação causados pela distância
  • Interferências relacionadas a internet ou qualidade das plataformas e aparelhos utilizados.

Vale destacar que as desvantagens do coaching a distância podem ser facilmente eliminadas. Além de escolher um profissional com cuidado, você pode realizar testes na conexão da internet e nos aparelhos utilizados para garantir o bom funcionamento da estrutura, anulando os ruídos.

Resumindo

Coaching a distância funciona. Independente do modelo escolhido, o coaching tem ajudado muitas pessoas a traçar novas metas e eliminar comportamentos limitantes. O fator determinante para que as sessões gerem resultados concretos é o engajamento dos envolvidos, seja a distância ou presencial.

Se você está com a agenda apertada mas quer investir no seu futuro, ligue para a Valiance Coaching. Nós temos soluções que te ajudarão a encaixar sessões de qualidade na sua rotina! Encontre a melhor versão de si.