Você sabe como escolher um bom coach? Quais as características que deve levar em conta? Com a popularização do termo, muitos profissionais foram buscar certificações em coaching. Porém, quantidade não é qualidade. Como qualquer investimento estratégico, é preciso ter cuidado ao contratar

Descubra quais os pontos de atenção para um investimento estratégico, sem cair nas armadilhas do mercado

Antigamente o coach era relacionado ao esporte, sendo o responsável por treinar os atletas para que o desempenho fosse o melhor possível e que os resultados nas competições fossem cada vez melhores. Mas, ao longo dos anos a metodologia passou a ser aplicada no mundo corporativo, impulsionando os ganhos das organizações e dos profissionais.

O lado bom disso tudo é que muitas pessoas passaram a ter acesso ao desenvolvimento, utilizando as ferramentas de reflexão e autoconhecimento que o coaching possibilita. Mas, nem tudo são flores. Infelizmente, houve uma “banalização” do mercado.

Por isso, é importante entendermos o real significado do termo, os mitos que o cercam além de saber como escolher um profissional realmente preparado para gerar um processo de transformação. Não adianta simplesmente contratar alguém que possui um certificado se ele não vier acompanhado de domínio e experiência.

Leia esse post e saiba o que precisa ser analisado antes de contratar um serviço.

Para saber mais, leia também: O real significado de Coaching.

Elementos básicos

Como em todo serviço, existem alguns elementos que podem ser considerados básicos no momento da contratação. Como, por exemplo, uma certificação de qualidade.

Nesse sentido, vale a pena destacar a importância de pesquisar sobre as instituições que de fato estão autorizadas a certificarem os coaches. Bem como entender qual é a reputação desses estabelecimentos e qual o histórico que o mesmo possui no ramo.

Outro ponto base é verificar o histórico do profissional. Entender se ele já realizou sessões com outros clientes que tinham o mesmo objetivo e buscar referências desses clientes. Alguns coaches acabam direcionando seu atendimento para segmentos específicos como executive coaching ou life coaching, por isso é importante alinhar o seu interesse com o histórico de experiência do profissional para que os resultados sejam melhores.

Por fim, vale destacar o elemento que mantém qualquer tipo de relação na sociedade: a ética. O processo de coaching ocorre conforme as informações são compartilhadas e exploradas.

Dessa forma, é muito importante que o coach seja ético para não expor informações partilhadas pelo coachee no momento da sessão. Esse ponto precisa ser especialmente analisado em processos financiados pelo RH da empresa, evitando que nenhum dos envolvidos fique em situação desconfortável.

Indo além

Todo cliente busca algo diferenciado em cada serviço contratado, principalmente em um investimento estratégico. Com o coaching isso não poderia ser diferente. Sentir-se totalmente seguro e ter a oportunidade de viver uma experiência diferenciada eleva o nível de satisfação dos clientes, além de tornar o investimento mais sábio.

Se você está buscando um coach capaz de te levar mais longe, com engajamento e dedicação, vale a pena investir um pouco mais e ter profissionais de ponta ao seu lado. Com certeza seu retorno virá em forma de resultados.

Uma dica para ter um excelente coach é analisar seu histórico profissional, verificar as vivências que ele teve em grandes corporações, os atendimentos que já realizou e as certificações complementares. Em muitos casos, os profissionais com grande bagagem possuem mais tato para entender as mais diversas necessidades humanas, além de conseguir explorar melhor as limitações e potenciais de cada um.

Outra dica é sentir confiança e respeito. Por ser um processo colaborativo de troca, o coaching ocorre com maior naturalidade quando há confiança entre o profissional e o cliente. Quanto mais tranquilidade você sentir, maior será o seu aproveitamento.

Podemos adicionar também a empatia. O ser humano é o ponto chave do processo, portanto, se o profissional que você encontrou não for empático, dificilmente conseguirá trabalhar as situações levando em consideração pontos importantes que precisarão ser lapidados.

Para te ajudar ainda mais, seguem algumas perguntas que você pode se fazer no momento de decidir sobre qual profissional contratar.

“Esse coach é capaz de tirar o melhor de mim? Me sinto confortável em expor meus medos e metas?”

“Estou realmente sendo ouvido e compreendido?”

“Estou sendo respeitado como ser humano?”

“Este profissional entendeu meu objetivo?”

“Possui certificação, histórico e bagagem apropriada para a minha necessidade?”

Lembre-se de sempre conversar diretamente com o coach que fará suas sessões para saber se ele se enquadra nos itens apresentados nesse post.

Para conhecer mais sobre nossa longa experiência no mercado, entre em contato. Nós da Valiance Coaching estamos preparados para transformar seu investimento em resultados concretos.