Trabalhar longas horas por dia, chegar em casa e continuar checando e-mails, atendendo ligações e se estressando. Quem não passa por isso? Principalmente pessoas com cargos de responsabilidade sofrem para se desligar. Acontece que o estresse causado pela alta demanda é prejudicial à saúde e um fator desmotivador na carreira. Entenda como conseguir uma vida equilibrada dentro e fora do escritório e aproveite melhor o seu dia. 

Gerentes e diretores precisam estar ligados 24 horas por dia, independente do que acontece fora do escritório. Se a tecnologia existe, temos a obrigação de estar online. Eu mostro que sou importante na empresa quando faço hora extra e mostro resultados. Você acredita em uma ou mais afirmações dessas? Talvez seja a hora de repensar o equilíbrio na sua vida. Trabalhar é bom. Crescer na carreira é melhor ainda, mas você não chegar muito longe se estiver doente ou desanimado. Saber quando trabalhar e quando descansar é fundamental para a sua produtividade e eficiência. Veja algumas dicas de como organizar melhor o tempo e conseguir uma vida equilibrada dentro e fora do escritório.

14 Dicas de como conseguir uma vida equilibrada dentro e fora do escritório

No escritório:
– Liste suas prioridades. Assim que chegar no escritório, faça uma lista de tudo o que você tem que fazer no dia. Organize-se e comece pelo que é mais fácil e rápido de fazer, em seguida, faça o que é mais urgente.

– Reserve um tempo para ler e responder e-mails. Se depender dos outros, você passa o dia inteiro respondendo e-mails, mas isso não é produtivo. Separe uma hora de manhã, uma a tarde e uma no fim do dia para checar e-mails. O resto do tempo, foque nas suas tarefas. Se alguém precisar de algo urgente, vai te ligar.

– Separe um tempo para imprevistos: Sempre vai ter um problema de última hora para resolver, por isso, deixe um tempo livre na agenda para cuidar disso. Dessa forma, você não fica sobrecarregado e consegue atender a todas as demandas.

– Negocie flexibilidade de horários: Cada vez mais as empresas estão mais flexíveis com relação aos horários de trabalho. Tente negociar um ou dois dias por mês para trabalhar de casa ou sair mais cedo. Organize-se para trabalhar de casa e aproveite mais o tempo livre.

– Evite reuniões improdutivas: Coloque um limite de tempo para as reuniões. 1 hora no  máximo. Não perca tempo desvirtuando o assunto. Reuniões são para fazer follow up, resolver pendências e delegar tarefas. Só!

– Delegue: Você está atolado de tarefas e tem alguém capaz de resolvê-las ao seu lado? Passe adiante! O perfil centralizador não é nada produtivo.

– Evite navegação em redes sociais: Deixe para fazer isso na hora de almoço. No expediente, concentre-se no que deve ser feito.

– Evite multitarefas: Parece promissor resolver mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas pesquisas mostram que a gente faz menos, e pior, quando não estamos focados. Concentre-se em um assunto por vez e veja que vai resolver mais pendências em menos tempo.

Em Casa:
– Evite checar e-mails. Uma vez fora do escritório, tente desligar e fazer outras atividades. Se isso não for possível no seu trabalho, estabeleça um período ou um horário máximo para checar e-mails e atender ligações. Não leve trabalho para a cama.

– Pratique esportes – Não importa qual. O importante é se mexer e fazer algo de que você goste muito. Dançar, pedalar, jogar tênis, musculação, tanto faz. Escolha o que der mais prazer e comprometa-se a fazer pelo menos duas vezes por semana.

– Inclua atividades prazerosas na agenda. Se você gosta de ler ou ir ao cinema, reserve um tempo para fazer isso, se não der todo dia, pelo menos uma vez na semana. É importante ter algo só seu e que traga alegria diariamente, nem que seja brincar com seu filho.

– Planeje a rotina- Assim como no trabalho, faça uma lista com tarefas que precisam ser cumpridas, organize o seu dia e veja que ele pode render muito mais.

Na vida:
– Aprenda a dizer não. Tanto no trabalho quanto na vida pessoal, dizer não é realmente libertador. Se você sente que está sobrecarregado no trabalho, não aceite mais projetos. O mesmo vale para a vida social. Se está cansado, negue uma balada e fique em casa.

– Deixe o perfeccionismo de lado. Você já ouviu o ditado: “O feito é melhor que o perfeito?” Pois coloque em prática em todos os aspectos da sua vida. Ter uma ideia genial não vai trazer nenhum benefício se você não começar a agir. Você consegue aperfeiçoá-la ao longo do processo.

Assim como ninguém tem um único alimento que gosta de comer, não existe uma pessoa que só goste de fazer uma coisa: o seu trabalho. Abra espaço na sua vida para alimentar a sua alma e fazer tudo o que você ama. Com isso, sua mente ficará descansada, seu corpo mais ativo e a sua criatividade vai decolar. O resultado? Uma vida equilibrada dentro e fora do escritório, uma rotina produtiva e uma vida feliz.