Atletas, vocês já ouviram falar sobre o papel da mente no processo de recuperação de lesões esportivas? Confira como se recuperar mais rápido dessa situação indesejada.

Descubra como as lesões esportivas podem ser superadas com o apoio da mente

Todo atleta está sujeito a um dos fatores negativos mais nocivos da carreira no esporte: as lesões. Por isso, saber lidar com essa situação pode ser crucial para o futuro no esporte. Uma das alternativas para tornar o processo de recuperação mais eficiente é desenvolver padrões mentais com o auxílio de profissionais qualificados.

Em contextos de competitividade e incertezas, muitos atletas não conseguem contornar os impactos negativos ocasionados pelas lesões. É comum que sentimentos de medo, ansiedade, insegurança e auto cobrança dominem a mente do lesionado. Em alguns casos essas emoções são tão nocivas que impedem a retomada da alta performance ou até mesmo da carreira esportiva.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo que te ajudará na superação de lesões, tornando o momento da recuperação mais assertivo e positivo. Continue a leitura e descubra como a mente pode te levar mais longe.

Para saber mais, leia também: Inteligência emocional para atletas

Etapas psicológicas relacionadas as lesões esportivas

A mente humana é complexa, principalmente naqueles que não desenvolveram o equilíbrio emocional. Em contextos de adversidade, as armadilhas da mente tendem a ser ainda piores, podendo desmotivar ou até mesmo desequilibrar os atletas.

Para que você possa utilizar a mente a seu favor, é importante saber quais são as etapas psicológicas que costumam surgir pós lesões esportivas. Dessa forma, você conseguirá desenvolver ferramentas para lidar, de forma consciente, com cada uma delas.

Geralmente, o atleta lesionado inicia o processo pela negação, acompanhada da raiva. O ser humano precisa de tempo para absorver certos fatos, principalmente quando eles se tornam impeditivos negativos diante de sonhos ou objetivos. Inicialmente, é comum haver a não aceitação do acontecimento.

Entretanto, a negação pode resultar em dois cenários diferentes: a depressão ou a aceitação e reorganização. Ou seja, o atleta precisa trabalhar as emoções, assim como as crenças interiores, para reverter a raiva em determinação para superar as limitações. Caso contrário, poderá entrar em um processo depressivo, regido pela ansiedade em voltar o quanto antes para o seu melhor desempenho.

A aceitação permite que o atleta se concentre no processo de recuperação, vivendo cada momento, visualizando os resultados finais e assumindo o controle da situação. Ao acreditar que é possível superar esse período de dor e esforço, a mente cria formas positivas de motivar o indivíduo.

O papel da mente

Você controla a sua mente ou ela te controla? Pode parecer bobagem, mas, a mente é capaz de te levar ao sucesso ou a ruína. Não é à toa que a sociedade valoriza, cada vez mais, exercícios ou práticas de relaxamento e domínio das emoções e dos pensamentos.

No mundo do esporte isso também é verídico. A mente pode ser uma grande aliada dos atletas nas competições, treinamentos e recuperação de lesões esportivas. Basta saber programar pensamentos positivos e hábitos de sucesso para a sua realidade.

Se você continuar sendo levado pela mente, estará vulnerável para desenvolver sentimentos de medo, insegurança, incerteza, ansiedade, estresse ou raiva em cada situação limitante que enfrentar. Para ser um atleta de alta performance, você precisará desenvolver pensamentos relacionados a determinação e confiança interior.

No processo de recuperação de lesões esportivas, controlar a mente é um diferencial que permite a criação de um ambiente propício a cura. Atletas que fortalecem pensamentos positivos, atingem metas e visualizam os resultados de melhora, possuem mais chance de retomar uma performance elevada.

Dicas para se recuperar das lesões utilizando a mente

A princípio, vale destacar que todo ser humano em situação vulnerável precisa do apoio de bons profissionais. Um atleta lesionado enfrenta dores físicas e inúmeras emoções que abalam o seu equilíbrio emocional. Por isso, o primeiro passo é buscar um especialista em padrões mentais e comportamentos.

Dentre as metodologias utilizadas no processo de recuperação de lesões esportivas, está o coaching. O coach é um profissional preparado para auxiliar o cliente no processo de transformação. Ajudando-o a ir do estado atual ao desejado.

Nesse sentido, o coaching esportivo tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos atletas. Não apenas no momento da lesão, mas também para superar crenças limitantes que impossibilitam uma performance elevada.

Nos contextos de lesão esportiva, o coach ajudará o atleta a eliminar os sentimentos limitantes e valorizar o potencial interior. Para isso, utilizará ferramentas que serão capazes de atuar na mente do indivíduo, favorecendo:

  1. Desenvolvimento do equilíbrio emocional
  2. Criação de metas para a recuperação
  3. Valorização de hábitos alinhados as metas
  4. Visualização dos resultados desejados
  5. Foco nas ações e etapas necessárias para a recuperação

Gostou? Ligue agora para a Valiance Coaching e saiba mais sobre como se recuperar de lesões esportivas através de novos padrões mentais. Temos o especialista certo para te ajudar a retomar a alta performance.

Para saber mais, acompanhe o nosso blog e curta a nossa página no instagram.

Confira também: 3 limitações que todo atleta pode eliminar com a Valiance Coaching.