Se você foi desligado de um cargo gerencial, já deve ter percebido o quanto é difícil se recolocar no mercado de trabalho. Considere, ainda, que esteja procurando por um emprego em tempo integral na mesma posição que ocupava na empresa anterior. A reinserção parece ainda mais distante, não é?

Embora o mercado de trabalho esteja melhorando, continua difícil encontrar emprego depois de um longo período ausente. As pessoas que estão firmes nesse propósito há um ano ou mais geralmente se deparam com um desafio bastante específico:

Como se recolocar no mercado de trabalho?

Ser demitido ocupa o topo da lista de eventos estressantes que podem acontecer com qualquer pessoa no decorrer da carreira. Você já se perguntou como gerenciaria a experiência se acontecesse com você e qual estratégia traçaria em busca do próximo emprego? Aqui estão alguns passos.

  1. Tire um tempo para se restabelecer

Não fique ansioso demais para se recolocar no mercado de trabalho. Aproveite para ordenar os pensamentos e as emoções até se ver livre de toda a negatividade. Você precisará projetar uma imagem positiva em todas as entrevistas feitas com seus potenciais empregadores, então dê espaço para trabalhar sua mente e seus sentimentos.

  1. Prepare o próximo passo

Não se apresente em uma entrevista de emprego se não tiver decidido suas prioridades na carreira e planejado a próxima jogada. Evite disparar currículo sem foco, em uma tentativa desesperada de conseguir qualquer emprego. Em vez disso, atualize-o e dedique um tempo selecionando as empresas que realmente interessam.

  1. E se perguntarem por que fui desligado da empresa anterior?

O segredo para se sair bem quando for explicar a causa da sua demissão é, simplesmente, não se preocupar e agir naturalmente. Se a pergunta surgir durante a entrevista, apenas diga: “A equipe foi reduzida”. É melhor que admitir que perdeu o emprego por conta do desempenho insatisfatório ou por alguma desavença interna e, assim, correr o risco de não se recolocar no mercado de trabalho.

Lembre-se de que ser despedido não é tão horrível quanto parece – especialmente se você usar o tempo a seu favor para pensar em uma nova etapa da sua carreira. Encare a situação como uma pausa, repense o momento e planeje como e onde deseja realmente atuar.

Quer saber como a Valiance pode te ajudar? Conheça os nossos serviços e entre em contato. Acesse agora e confira.