Não é de hoje que os profissionais precisam apresentar habilidades que vão além de conhecimentos técnicos. Vivemos uma complexa realidade corporativa que exige resiliência, autocontrole, adaptabilidade, criatividade, iniciativa, cooperatividade e muito mais. Diante disso, é comum nos questionarmos sobre como ter inteligência emocional dentro das empresas.
Hoje, uma maneira muito eficaz para desenvolver a inteligência emocional é a contratação de especialistas no assunto ou participação em treinamentos voltados para o tema. Muitas empresas e executivos acabam recorrendo ao coaching para otimizar o processo e atingir resultados concretos.
Se você também quer saber como ter inteligência emocional, continue a leitura. Descubra como o coaching pode ser a ferramenta ideal para te levar mais longe. Confira também os benefícios do coaching para o seu negócio.
Competências emocionais para o sucesso profissional
Existem muitas competências que fazem os profissionais se destacarem atualmente. Lembre-se que ter o conhecimento técnico, o conhecimento e dominar as ferramentas relacionadas a sua profissão é crucial para o seu sucesso profissional. Contudo, de nada adianta ter todo esse domínio se você também não apresentar as competências emocionais requisitadas.
Hoje, as empresas estão em busca de profissionais que saibam gerir os seus sentimentos de forma apropriada. Isso envolve, por exemplo, autopercepção, motivação, autoconhecimento, autocontrole e autoconfiança. Sem isso os profissionais passam a apresentar dificuldades em receber feedbacks mais críticos ou até mesmo contornar situações conflituosas.
Além disso, é cada vez mais valorizado as habilidades de convivência em sociedade, como empatia, humanidade e trabalho colaborativo entre as equipes. Para isso, os colaboradores precisam saber ouvir o próximo, respeitar as diferenças, cooperar mesmo diante de reverses ou obstáculos e muito mais.
Confira também: conheça a importância do autoconhecimento profissional em sua carreira.
O coaching como ferramenta de desenvolvimento emocional
O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humana utilizada para extrair o potencial máximo de cada um. Através das sessões com o coach, o profissional é conduzido para um processo de autoconhecimento, reflexões e conhecimento sobre as próprias características – positivas e negativas – e os seus interesses.
O coaching viabiliza o desenvolvimento das habilidades relacionadas a inteligência emocional, liderança, comunicação e muito mais. Ou seja, ao final do processo o cliente encontra-se pronto para gerir as próprias emoções, analisar as situações sob diferentes perspectivas e traçar ações assertivas para conquistar objetivos.
Ambiente corporativo, coaching e inteligência emocional
Lembre-se que a inteligência emocional engloba vários fatores e precisa ser aprimorada com prática, reflexão e dedicação. Ela não se resume em ter autocontrole em situações de conflito ou simplesmente ouvir o outro, é um conjunto de habilidades que melhoram a qualidade de vida e dos relacionamentos.
“Inteligência emocional não significa simplesmente ser simpático. Aliás, momentos estratégicos podem exigir confrontar alguém com uma verdade desconfortável, mas significativa, que esta pessoa esteja evitando”
Daniel Goleman
Levando em consideração a complexidade do tema e os benefícios do coaching, muitas empresas e executivos contratam profissionais experientes no assunto para impulsionar o desenvolvimento emocional. Diretores, gestores, coordenadores, executivos e profissionais da base, todos podem se beneficiar com as sessões de coaching para apresentar resultados mais rentáveis e crescer na carreira.
Se você sente que precisa desenvolver alguma competência emocional para eliminar os bloqueios limitantes, conte com um coach de qualidade. Entre em contato com a Valiance Coaching para descobrir o que podemos fazer por você. Encontre a melhor versão de si mesmo.
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