Você já ouviu falar sobre mindset de crescimento? Descubra como Michael Jordan se tornou o melhor jogador de basquete da história. Aprenda lições valiosas e explore seu potencial.

O que fez Michael Jordan atingir o auge da performance? Aprenda a utilizar o seu mindset a seu favor

Há anos Michael Jordan virou exemplo de superação. Sua trajetória repleta de dedicação serve de inspiração para muitas pessoas – sejam atletas ou não. Mas, afinal, o fez esse atleta atingir um patamar exponencial?

Selecionamos para você aprendizados valiosos que podemos extrair ao analisar a postura de Michael Jordan diante de sua carreira. Porém, antes, temos uma pergunta: você já ouviu falar sobre mindset fixo e de crescimento? Se a resposta for não, vale a pena conferir a influência que eles causam em nossas vidas.

Crescemos em uma sociedade que estimula a competição, a valorização de habilidades intelectuais e que, direta ou indiretamente, acaba favorecendo a criação de crenças limitantes. Ao longo dos anos, passamos a acreditar que o esforço nem sempre vale a pena, uma vez que as pessoas nascem com dons. Aprendemos a aceitar o nosso destino sem nos questionarmos sobre nossos potenciais.

A verdade é que todos nós somos capazes de explorarmos a nossa melhor versão. Michael Jordan é um excelente exemplo de como o mindset em parceria com as crenças pode levar alguém do fracasso ao sucesso.

Continue lendo esse post e descubra como Michael Jordan mudou as probabilidades, usando o fracasso como alavanca para o próximo nível.

Para ir além, leia também O poder do hábito em nossas vidas e mude sua postura diante dos seus sonhos.

A disciplina de Michael Jordan

Para muitas pessoas, Michael Jordan é um atleta de dom extraordinário. No entanto, precisamos ter em mente que esse atleta de alta performance teve um início de carreira nada favorável, contrariando essa teoria. Ele foi cortado da seleção de basquete no ensino médio, recusado nas primeiras tentativas de fazer parte do time da universidade e depois nos primeiros times de NBA.

Quando analisamos a história de outros atletas que também eram considerados talentosos por natureza, identificamos situações semelhantes de derrotas, recusas e oportunidades desperdiçadas. Se, realmente, o dom natural definisse o sucesso exponencial das pessoas, como poderíamos explicar o fato de muitos desses atletas terem sido levados ao fracasso pelos obstáculos enquanto Michael Jordan se aperfeiçoava?

A resposta está na mente e na atitude decorrente das crenças que possuímos. Para muitos, a derrota pode virar pesadelo e humilhação, mas esse não era o caso do jogador de basquete em questão. Após cada falha ou cada não, o atleta se dedicava ainda mais em seus treinos. Repetia jogadas, arremessos, passes. O seu maior foco estava em aprimorar suas fraquezas, extraindo cada vez mais o melhor de seu potencial. Como ele mesmo disse:

Eu posso aceitar o fracasso. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.

Michael Jordan

Ao persistir em seu maior sonho, ele assumiu o controle sobre a própria vida. Por meio de seu esforço constante, seus potenciais emergiram, resultando em todas as conquistas que conhecemos.

Explorando o mindset

E você, quais as crenças que te limitam? Quando uma derrota surge na sua trajetória, qual é a sua atitude? Dominar as emoções e compreender nossas reações diante das adversidades é o primeiro passo para nos aproximarmos do sucesso.

No livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, a autora Carol S. Dweck, apresenta de maneira construtiva as distinções entre um indivíduo que acredita em qualidades imutáveis bem como dons naturais incontestáveis – mindset fixo – e aquele que cultiva a vontade pelo desenvolvimento através do esforço constante – mindset de crescimento.

O primeiro grupo acaba se limitando ou até mesmo se sabotando uma vez que temem o risco e o erro. O segundo, acaba aproveitando cada oportunidade como um degrau rumo ao objetivo final. Sabendo disso, você pode escolher em qual grupo gostaria de estar. Já imaginou como seria positivo transformar o destino em um aliado ao optar por escolher que trazem resultados concretos para sua vida?

Entre em contato com a Valiance Coaching e comprometa-se com os seus objetivos. Aprenda com o atleta e encontre a melhor versão de si mesmo:

Algumas pessoas gostariam que algo acontecesse. Algumas desejam que aconteça. E outras fazem acontecer.

Michael Jordan