Você sabe como são formadas as escolhas em sua vida? Já prestou atenção nas suas ações ou atividades diárias? Muitas vezes agimos automaticamente, porém, o hábito possui poder significativo em nossa trajetória. Entenda como usá-los a seu favor.

Descubra como o hábito molda sua vida e te aproxima, ou distancia, de seus objetivos pessoais

Baseado no livro “O poder do hábito”, do autor Charles Duhigg, esse post tem a intenção de reacender a reflexão a respeito do hábito. Afinal, quase a metade de nossas ações são práticas recorrentes. Entender o motivo de nossas atitudes, assim como o impacto que trazem para nossa vida é essencial. Só assim conseguimos entender se estamos nos aproximando ou distanciando de nossos objetivos.

Reflexões são sempre importantes no processo de autoconhecimento, ocasionando o aperfeiçoamento. Uma vez que tomamos a consciência de nossos erros e acertos, conseguimos nos engajar no que realmente importa.

Te convidamos a realizar uma breve análise da sua rotina: quais as primeiras atividades que realiza quando acorda? Qual o caminho que costuma fazer? Qual a sua postura diante das tarefas profissionais? Como está cuidando da saúde? Está dedicando tempo para algum hobbie? Quantas vezes na semana você pensa em seus objetivos e age conscientemente para alcançá-los?

Se você quer ser o protagonista da sua vida, continue lendo esse post e saiba mais sobre o poder do hábito em nossas vidas.

Comportamento que se repete

Todo final de ano realizamos listas de metas para os próximos meses. Acreditamos que as coisas serão diferentes, que iremos nos empenhar em cuidar de nossos projetos e sonhos. Provavelmente você já passou por essa situação.

Entretanto, raramente levamos a nova lista a sério. Com frequência repetimos nossos hábitos, mantemos os mesmos padrões e mais um ano se vai. Por exemplo, já estamos no meio do ano, e quais foram suas realizações até o momento? Você ainda se lembra das metas que traçou para esse ano? Sabe o que falta para conquistá-las?

Para começarmos esse processo de transformação, vale entender o que de fato significa hábito:

“Escolhas que todos fazemos deliberadamente em algum momento, e nas quais paramos de pensar depois mas continuamos fazendo, normalmente todo dia. Em certo momento, todos nós decidimos conscientemente o quanto iríamos comer e quando sairíamos para correr. Depois paramos de fazer escolhas, e o comportamento tornou-se automático. É uma consequência natural da nossa neurologia. E entendendo como isso acontece, você pode reconstruir esses padrões do jeito que quiser.”

Charles Duhigg

Conforme exposto pelo autor, os hábitos podem ser entendidos, reconstruídos ou substituídos, para isso primeiro é necessário entender quais são eles e onde começam.

Por que mudar?

Vivemos em um mundo que está em constante transformação, logo, permanecer estático significa perder oportunidades de sermos melhores. Entender que temos um potencial a ser explorado é importante para usufruirmos de inúmeros ganhos que ficam escondidos quando estamos na zona de conforto.

Há quanto tempo você está estagnado na mesma função? Você está satisfeito com a sua carreira? Como anda a sua saúde? Hoje, seu tempo é dedicado apenas ao trabalho ou há um equilíbrio para você investir em sua vida pessoal?

Um dos hábitos mais nocivos a nossa saúde é o de procrastinar. Em alguns momentos sabemos que precisamos agir diferente para termos retornos melhores, porém, escolhemos a zona de conforto, adiando as atitudes transformadores.

Para que você não caia mais nessa armadilha da mente, quando o assunto for carreira, recomendamos que leia também 3 dicas para você mudar sua vida profissional.

E não é só pela carreira, diversas questões são capazes de despertar a vontade de mudar. Tudo depende dos valores e propósitos de cada indivíduo. Todavia, uma coisa é certa, continuar com os mesmos hábitos negativos não te trarão resultados diferentes. Reflita sobre outras práticas que podem ser mais benéficas para sua vida e comece a mudar suas escolhas.

Quem pode ajudar?

Uma ferramenta muito recomendada para quem quer modificar hábitos ou padrões de pensamento é o coaching. Em posts anteriores falamos sobre 3 benefícios da metodologia para ir mais longe, vale a pena conferir para entender mais sobre as vantagens de iniciar sessões com um bom coach.

Outra dica é entrar em contato com a Valiance Coaching. Nós temos a experiência necessária para te ajudar no processo de reconstrução de hábitos. Ganhe tempo e encontre a melhor versão de si mesmo.