Escolher uma carreira é sempre uma tarefa desafiadora. Ao final do colégio, o jovem começa a se questionar sobre os caminhos a se tomar e os pais possuem um papel fundamental no suporte dessas escolhas.

Se você possui filhos no colegial e não sabe como ajudá-los, saiba que com algumas dicas é possível direcioná-lo a escolher uma profissão que equilibre aptidão e a parte financeira. Aprenda como dar o suporte que seu filho precisa nessa fase tão importante para vida dele!

Faça pesquisas de mercado/profissão junto com seu filho

Em uma época em que o mercado está em constante mudança, ajudar os filhos no colegial a escolherem uma carreira pode ser difícil. Por isso, realizar pesquisas para entender qual é a projeção do nicho escolhido e ter uma visão geral sobre o mercado é um dos primeiros passos.

Entenda as profissões que seu filho tem em mente, pesquise tempo e tipos de curso, as áreas que se pode investir dentro do nicho e analise, junto com ele, todas as possibilidades.

Dê suporte mas não imponha ou decida nada por eles

Um erro que muitos pais com filho no colegial cometem é querer projetar ou pressionar os jovens a tomarem uma decisão. Ou pior: decidir por eles.

Lembre-se que você, como pai, deve dar o suporte necessário para que seu filho faça suas próprias conclusões e escolhas por si. Aponte os prós e contras de cada profissão, crie debates sobre as funções que ele poderia atuar dentro de um determinado ofício e dê tempo para que ele analise e tome suas próprias decisões por si próprio.

Visite faculdades e converse com quem já atua na profissão

Uma vez que os filhos no colegial decidem o nicho de atuação, é possível fazer uma visita nas faculdades que se almeja estudar. Acompanhe-os nessas visitas às faculdades, se informe sobre o funcionamento, corpo docente e tudo que o curso e a instituição possa oferecer.

Outro exercício que pode ajudar é conversar com pessoas que já trabalham na área. Estimule o diálogo com os professores, alunos que já estão terminando a faculdade e outros profissionais do nicho. Isso pode ajudar o jovem a enxergar a profissão por uma outra perspectiva.

Procure ajuda profissional

Algo que é muito normal durante o fim do colégio são as dúvidas. Muitos jovens não sabem o que escolher e mesmo com todo o suporte e orientação dos pais, ainda existe a indecisão sobre o que  fazer de curso.

Testes vocacionais e ajuda profissional, como coach e consultorias, podem auxiliar o jovem a percorrer esse caminho sem mais estresse e pressão.

Um profissional capacitado possui as ferramentas necessárias para ajudar os jovens, ensinando-os a entender o que eles gostam, o que eles estão aptos a fazer e o que eles querem fazer sem pressa e no ritmo de um.

Caso você esteja tendo dificuldade no processo de orientar seus filhos no colegial em busca de uma carreira ou mesmo para uma segunda opinião mais estruturada, procurar ajuda de um profissional como este é uma boa alternativa.

 

Lembre-se que você exerce grande influência nos seus filhos no colegial, portanto, não os pressione e tenha paciência com o processo.