Quando atingimos um cargo de gerência assumimos responsabilidades, provamos nossa competência e, muitas vezes, começamos a almejar uma nova promoção. E aí vem a grande dúvida: como um gerente deve se preparar para subir na carreira?
A partir desse ponto, as novas posições que você assumir serão de confiança dentro da empresa, o que exige mais comprometimento e profissionalismo. Isso sem falar de preparo técnico. Veja abaixo nossas dicas de como estar pronto para esse momento.
7 dicas de como um gerente deve se preparar para subir na carreira
1. Conheça todos os processos da empresa – Mesmo que você trabalhe em uma área específica, é importante saber como a empresa funciona em todos os níveis. Primeiro, porque você nunca sabe de que área chegará a oportunidade de crescimento e, segundo, porque mostra o seu interesse pela corporação como um todo.
2. Entenda a sua importância para o resultado final – Toda empresa entrega um resultado, seja ele um produto, seja um serviço. Do almoxarife ao presidente, todos os colaboradores possuem papel importante nessa cadeia. Quando você se torna ciente do seu papel para o resultado, se sente mais motivado a ir atrás de um cargo maior e se aprofundar em alguns assuntos.
3. Saiba receber e responder um feedback – Muitas empresas aplicam avaliações de performance esporadicamente. Aproveite essa oportunidade para trabalhar os seus pontos fracos e descobrir como ser um profissional mais completo. Não leve nenhuma crítica para o pessoal.
Baixe o ebook gratuito: Alta performance de equipes para Gerentes de RH: 10 dicas infalíveis!
4. Observe o seu superior – O cargo que você almeja é o dele, ou parecido com o dele, portanto, descubra quais qualidades e talentos ele tem que você ainda precisa trabalhar/desenvolver. Converse com ele e com os seus pares sobre as possibilidades e o que você pode fazer para se encaixar melhor no perfil.
5. Mostre que você quer subir na carreira com confiança e humildade – Se você quer saber como um gerente deve se preparar para subir na carreira, essa dica é muito importante. Ninguém vai promovê-lo sem saber que essa é a sua verdadeira intenção. Mesmo que você não saiba fazer tudo o que o cargo exige, mostre confiança e vontade de aprender. Tenha postura profissional e coloque-se aberto a fazer treinamentos e acompanhamentos.
6. Mantenha um bom relacionamento com todos – Manter um bom relacionamento interpessoal com os pares, superiores e até com estagiários é fundamental para assumir um cargo de maior responsabilidade. Principalmente porque pode ser que você tenha que dar ordens a quem, hoje, é seu colega.
7. Procure um mentor – Um mentor é uma pessoa que ocupa o cargo que você almeja, ou que tenha muita experiência no mercado de trabalho. Ele vai ajudá-lo a se preparar para reuniões, entrevistas e ainda vai indicar como apresentar a sua vontade de subir na empresa. Converse com alguém que já passou por essa experiência antes. Você vai se sentir mais autoconfiante para seguir o seu caminho.
Se você quer saber como um gerente deve se preparar para subir na carreira, já está encaminhado para o sucesso. Preparação é tudo no mercado de trabalho. Já diz o ditado: vista-se para o cargo que almeja, não para o que você tem!
Siga-nos