Você sabe como escolher um coach que realmente traga resultados para empresários, diretores e executivos? Fique atento em alguns fatores chave.
Descubra dicas infalíveis sobre como escolher um coach executivo capaz de te levar para um processo de transformação concreto
Sabemos que a vida profissional exige muitas habilidades e maestria dos executivos. Quanto mais alto o cargo e as responsabilidades, maior a cobrança. Por isso, cada vez mais empresários e executivos estão investindo em profissionais especializados em maximizar potenciais internos.
Com o suporte de um coach executivo hábil, os profissionais impulsionam a performance ao mesmo tempo em que desenvolvem inteligência emocional, fator essencial para o competitivo e turbulento mundo corporativo.
Mas, como escolher um profissional que realmente traga resultados? Preparamos esse artigo para te ajudar a entender quais são os fatores chaves que precisam ser analisados antes da contratação.
Para saber mais, leia também: Como o coaching pode ajudar um presidente de empresa
Dicas infalíveis
Não há dúvida que o termo coaching está cada vez mais difundido na sociedade. Por isso, é necessário ter atenção redobrada na hora de selecionar um coach capaz de transformar padrões de comportamento. No contexto executivo esse cuidado precisa ser ainda maior, pois as questões profissionais costumam ser complexas.
Empresários, diretores e gerentes costumam enfrentar dilemas substanciais que exigem o suporte de um profissional com desenvoltura e experiência. Pensando nisso, preparamos uma breve lista de dicas infalíveis que poderão te ajudar no momento da escolha:
1.Selecione os profissionais de qualidade
O primeiro passo é realizar uma pesquisa no mercado para identificar os coaches com qualificação para exercer a função. O coaching pode ser aplicado em diversas áreas da vida, por isso, não é recomendado contratar um profissional que atua de forma genérica para lidar com um objetivo específico.
Uma vez que você já sabe que o foco está na carreira profissional, valorize os profissionais que são voltados para o coaching executivo. Dessa forma, os seus resultados serão mais assertivos.
2.Analise o histórico do profissional
Não verifique apenas o histórico de atuação como coach, mas também a trajetória profissional que ele teve no mundo corporativo. Investir em um profissional que já vivenciou os desafios de ser um CEO e estar em cargos de confiança em grandes corporações é uma estratégia que fará diferença nos seus resultados.
Vale destacar que a conexão entre coach e coachee é elemento crucial para o sucesso das sessões de coaching. Por isso, a experiência do profissional é um diferencial valioso para que ele entenda, de forma empática, o contexto em que você se encontra.
3.Converse com outros clientes
Analisar os cases do coach é importante para que você não caia em propagandas enganosas. Entenda quem são os outros clientes: cargo, empresa e objetivos. Note se eles possuem semelhanças com o seu perfil e objetivo. Ao ler depoimentos de clientes você consegue avaliar se as suas expectativas estão alinhadas com o foco de atuação do profissional.
4.Exponha seus objetivos
Converse com o coach, exponha os seus objetivos, suas limitações e expectativas. Escute a proposta que ele tem e observe se ele passa confiança. Faça perguntas, não fique com dúvidas sobre o processo ou sobre as qualificações do profissional.
Esse momento é definitivo pois, é nessa hora que você irá avaliar o profissionalismo do coach, além de decidir se ele tem potencial para te ajudar a ir mais longe ou não. Lembre-se que o coaching é um investimento estratégico para aprimorar sua carreira e seus potenciais, vale a pena escolher um serviço diferenciado.
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