Quando uma empresa passa por momentos de crise ou reestruturação, cabe aos líderes transmitir segurança para a equipe. Só assim será possível mudar o que for necessário para que todos cresçam. Veja como atrair confiança da equipe para promover mudanças significativas na empresa sem que o ambiente fique pesado.
Atrair a confiança da equipe não significa se tornar seu melhor amigo. Isso, por sinal, pode ser prejudicial. O líder deve inspirar confiança e lealdade para fazer com que os colaboradores acreditem em seu plano e suas ideias.
9 dicas de como atrair a confiança da equipe para promover mudanças significativas na empresa
Se você precisa da confiança da sua equipe para introduzir mudanças no ambiente de trabalho, veja essas dicas e adapte-as para o seu dia a dia:
1- Aproxime-se dos colaboradores: Desenvolva empatia pelos subordinados e crie momentos de descontração na rotina de trabalho. Isso vai deixá-los mais à vontade com você.
2- Esteja aberto à feedbacks: Ouça críticas, sugestões e elogios, tanto de seus pares quanto de sua equipe. Considere as ideias e mude o que achar pertinente.
3- Faça críticas e elogios: Assim como ouvir feedback é importante, saber quando e como dar um é crucial. Seja assertivo, direto e educado. Mostre que você confia no colaborador e que precisa dele, mas que é necessário melhorar alguns pontos.
4-Mantenha suas promessas: Se você disse que a equipe teria férias ou um aumento, cumpra! Senão, você vai perder a confiança e o entusiasmo dos colaboradores.
5- Seja transparente: Fale abertamente sobre tudo o que não for confidencial. Principalmente para fazer mudanças, explique os motivos e o que vai acontecer na prática. Quando as pessoas sabem o que vai acontecer, confiam no processo.
6- Participe do cotidiano de trabalho da equipe: É importante saber o que cada um faz e como é a rotina de equipe para pensar em mudanças. Além de facilitar as tomadas de decisões, mostra preocupação com quem trabalha com você.
7- Reuniões: Além de expôr as mudanças e as ideias, dê espaço para perguntas, sugestões e questões. A equipe precisa sentir que é ouvida e que é importante.
8- Seja assertivo: Não basta apenas colocar as novas ideias na mesa, como se fossem verdades únicas. Mostre argumentos, dados e evidências. Uma equipe só atinge metas e faz mudanças quando acredita que é possível.
9- Dê atenção: Caso um colaborador peça para falar com você em particular, arrume um tempo na agenda e receba-o. Mostre-se acessível, aberto a ouvir e a ajudá-lo a chegar a uma solução.
Um verdadeiro líder faz com que a equipe sinta-se participativa no processo de tomada de decisões. Mesmo que eles não estejam nas reuniões mais importantes, eles precisam ter voz. É esse espaço que vai atrair a confiança da equipe para promover mudanças significativas na empresa. Confira ainda o post Liderança de sucesso? Saiba como capacitar a equipe.
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