As empresas têm contratado colaboradores cada vez mais desenvolvidos para o mercado de trabalho, sobretudo em um mundo que nos obriga a viver totalmente submersos em tecnologias e informações altamente rotativas.

A tendência das grandes corporações, atualmente, é se tornarem grandes famílias, com uma variedade de etnias, gêneros, cores e religiões. Empresas como Google, Apple e Disney reforçam que o bem-estar do funcionário é primordial para o bom desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, do sucesso profissional.

Walt Disney deu uma grande lição ao dizer que “o funcionário é o nosso primeiro cliente”. Ele estava certo, já que é necessário encantar primeiro o funcionário antes de qualquer cliente.

O primeiro cliente que compra a ideia da empresa é o colaborador. Em seguida, ele revende.

Imagina só dar ao funcionário o mesmo tratamento que um cliente teria?

É para refletir, não é mesmo?

E vou mostrar aqui como o seu RH pode dar um empurrãozinho no seu colaborador, para que alcance o sucesso profissional junto com você.

Como incentivar o funcionário a ter sucesso profissional?

A questão é que trabalhar as individualidades de cada um faz com que a autonomia apareça, e a dependência por chefes diminua. Dessa forma, o fluxo de trabalho aumenta sem gerar estresse e ansiedade.

Melhorar a experiência do colaborador na empresa aumenta as expectativas dele como profissional. O ser humano é motivado não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas – essa é a tecla na qual os gestores devem bater.

Em suma, a empresa pode favorecer alguns aspectos para apoiar o funcionário a querer crescer, e a motivação tem que vir dele.

Existem certas técnicas para ajudar esse colaborador a se destacar e se aperfeiçoar apenas com a mudança de hábitos que o próprio RH da empresa pode promover. Quer ver? Acompanhe!

Dê feedbacks

Seja claro com o colaborador. Corrija-o longe da equipe e parabenize na frente dela. O sucesso impulsiona!

Crie um ambiente confortável

Todos nós passamos muito tempo no trabalho. Deixe o ambiente estável e seguro.

Dê as instruções corretas

Não passe muitas informações de uma só vez. Reúna todas em um e-mail e envie aos interessados, para que possam ser consultadas sempre que necessário.

Estimule seus colaboradores a ter sucesso

Incentive a equipe com ideias produtivas, como: “O que pode ser feito para melhorar?” e “O que você precisa para alcançar o seu sucesso profissional?” Estreite as relações e ofereça cursos de capacitação.

Desafie

Converse com os colaboradores sobre seus sonhos pessoais e profissionais. Encoraje-os a chegar o mais longe que puderem.

Celebre as conquistas

Toda conquista merece ser celebrada, renove as energias.

Essa tentativa de trazer a equipe para mais perto da empresa favorece ela própria e o colaborador, pois um funcionário feliz rende e é produtivo. O trabalho deve valorizar a autoestima e ser fonte de engrandecimento pessoal. A oportunidade de crescimento está disponível para todos que querem crescer e se dedicam a isso.

Como você tem ajudado seus colaboradores a terem um propósito e alcançarem o sucesso profissional? Conta aqui pra gente nos comentários e baixe o E-book gratuito 10 Dicas Infalíveis de Alta Performance de Equipes da RH.