Uma pessoa assertiva é autoconfiante, toma decisões precisas e não tem medo de expressar a sua opinião, mesmo que vá contra as ideias de quem está em volta. Mais importante, a assertividade está relacionada, também, a contrariar o outro sem ofender e sem levar para o lado pessoal. Levar esse traço da personalidade para o ambiente de trabalho é crucial, principalmente em casos de chefia. Pensando nisso, fizemos uma lista de como elaborar um feedback assertivo em 5 passos.

A técnica do sanduíche

Antes de falarmos sobre como elaborar um feedback assertivo, vamos pensar na estratégia mais clássica, que é muito eficiente. Ela é chamada de técnica do sanduíche, pois você coloca a crítica entre os elogios. Basicamente, para dar um feedback de maneira positiva, mesmo que a avaliação não seja tão boa, a regra é:

– Falar as qualidades do profissional
– Citar os pontos que ele precisa melhorar
– Reforçar os pontos positivos, demonstrando confiança nas mudanças do colaborador

Por exemplo, se você vai conversar com um funcionário, comece mais ou menos assim: “Nós tínhamos um projeto para elaborar, e você foi muito bem na parte ……. O que você fez deu certo, porque……”

Em seguida, coloque os pontos a melhorar:
“Porém, algo aconteceu que não foi bem executado, porque….”. Nesse momento, deixe a pessoa contar um pouco sobre o seu ponto de vista e expor suas dificuldades.

Termine com elogios:

“Tenho certeza de que você é capaz de realizar o trabalho. Só é preciso fazer alguns ajustes, como …… Você é importante para a empresa”.

A técnica do sanduíche é ótima para elaborar um feedback assertivo, mas existem outros passos que você pode seguir para deixar a conversa ainda melhor.

5 passos para elaborar um feedback assertivo

1- Seja claro e preciso. Evite rodeios ou anedotas. O funcionário já está ansioso por ter essa conversa, mostre logo seu objetivo e indique que o resultado será assertivo.

2- Peça mudança de comportamento. Expresse o que o incomoda no colaborador e indique qual mudança gostaria que ele fizesse. Por exemplo: “Chegar atrasado nas reuniões prejudica o dia de todos os envolvidos. Peço que você comece a ser pontual a partir de hoje”.

3- Substitua o verbo “tentar” pelo “fazer”. Você será mais claro e assertivo se indicar que o funcionário é capaz de realizar o que deseja, além de impor mais respeito e seriedade. Em vez de dizer “Tente entregar o relatório amanhã de manhã”, diga “Entregue o relatório amanhã de manhã”.

4- Evite rótulos ou julgamentos de valor. Procure manter a discussão no problema propriamente dito, em vez de apenas criticar o comportamento ou a característica da pessoa. Não diga: “Você é desleixado e displicente”. Prefira algo como: “Chegar atrasado em reuniões e não entregar os relatórios atrapalham o cronograma de toda a equipe”.

5- Faça um acompanhamento. Não adianta nada elaborar um feedback assertivo se você deixar o assunto morrer. Por isso, o último passo é fazer follow-up frequentemente. Pergunte como as mudanças estão, se o colaborador está com alguma dificuldade e como outras pessoas podem ajudá-lo.

Seguindo esses passos para elaborar um feedback assertivo, sua equipe ficará mais estimulada a trabalhar com comprometimento, pois sentirá que você está ao lado de cada um, apoiando todo o processo.