Agenda repleta de compromissos, desenvolvimento de várias atividades ao mesmo tempo e produtividade em grande escala. Engana-se quem pensa que essas são as habilidades ou o poder da alta performance. Um profissional que apresenta uma performance elevada é assertivo, equilibrado, responsável e sabe onde deve concentrar a sua energia.

Diante das rápidas transformações do mercado e do cenário atual de elevado desemprego, os profissionais precisam estar cada vez mais preparados para conquistar as oportunidades disponíveis. Nesse sentido, estar pronto para desenvolver as habilidades requeridas pelas organizações é crucial para quem quer se recolocar ou mudar de emprego.

Pensando nisso, a Valiance Coaching – empresa especializada em desenvolver executivos e líderes – elaborou esse artigo para te ajudar a compreender o poder da alta performance na carreira. Continue a leitura para entender como se destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores resultados na sua vida.

Saiba mais: Como mudar de carreira e tirar os seus sonhos do papel

Entenda o poder da alta performance

Primeiramente, vale lembrar que alta performance vai além do que simplesmente entregar resultados consideráveis. Ela está diretamente relacionada com a capacidade de análise, decisão e produção assertiva do profissional. Ou seja, uma pessoa com alta performance sabe qual o objetivo a ser alcançado e as ações que precisam ser priorizadas para que a entrega seja bem sucedida.

Uma vez que as empresas precisam produzir cada vez mais para continuarem ativas diante da concorrência, há um grande interesse dos recrutadores por candidatos que apresentam tais habilidades. Por isso, dizemos que o poder da alta performance na construção de uma carreira de sucesso precisa ser levado a sério.

Profissionais que conseguem identificar os objetivos esperados, absorver responsabilidade sobre os problemas, encontrar soluções cada vez mais rentáveis, bem como buscar o autodesenvolvimento com frequência acabam sendo bem vistos e disputados.

Habilidades dos profissionais de alta performance

Lembre-se que antes de mais nada você precisa se autoconhecer. Compreender quais são os seus pontos fortes, fraquezas, o estado atual, onde quer chegar e quais as mudanças necessárias é essencial para que você possa traçar um plano de desenvolvimento eficaz. O processo de aperfeiçoamento precisa ser bem estruturado para gerar resultados concretos.

Confira abaixo algumas habilidades dos profissionais de alta performance que também podem ser aperfeiçoadas na sua carreira:

  • Proatividade;
  • Assertividade;
  • Autoconhecimento e autoconfiança;
  • Capacidade de adaptação;
  • Foco nos objetivos;
  • Comprometimento e disciplina;
  • Inteligência emocional;
  • Saber dizer não;
  • Saber delegar;
  • Saber assumir responsabilidades;
  • Autogestão;
  • Empatia;
  • Comunicação assertiva.

Desenvolva-se com a ajuda de profissionais ou mentores

Se você ainda não possui alguma característica mencionada anteriormente ou se quer melhorar a sua performance, busque ajuda de profissionais especializados ou mentores experientes. Tenha em mente que todos nós podemos evoluir profissionalmente ao construir novos hábitos e adquirir novos conhecimentos.

O coaching executivo é uma metodologia de desenvolvimento humano que auxilia as pessoas a conquistarem novas oportunidades ao gerar transformações nos padrões mentais. Com as sessões de coaching você será capaz de se autoconhecer, traçar objetivos para a sua vida profissional, elaborar um plano de ação e construir novos hábitos que te levarão ao encontro das novas oportunidades.

Aproveite as melhores vagas do mercado para ver a sua carreira crescer. Entre em contato com a Valiance Coaching para saber mais sobre como o coaching pode te ajudar a atingir a alta performance profissional.

Quer transformar a sua carreira? Leia também:

3 razões para definir o seu objetivo profissional com o suporte da Valiance Coaching

Carreira profissional: o poder das influências

Confira a importância do autoconhecimento profissional em sua carreira